sexta-feira, 1 de abril de 2011

Alunos da UFPI criam jogos para PC, celular e TV digital "Uma Aventura no Delta

Universitários do curso de Sistemas de Informação da UFPI de Picos criam game para PC que trata de uma aventura pelo Delta do Parnaíba. O jogador passa pelo Complexo Cultural Porto das Barcas, mangue e cassa caranguejo até salvar uma indiazinha que foi raptada pelos bandidos do jogo. O título ganhou também versão para celular e para TV digital. A produção 100% piauiense será apresentada na 1ª Feira XPPA que ocorre em São Paulo.
Estudantes do curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Piauí em Picos conseguiram alçar o Estado a nível nacional. Tudo isso porque um grupo de alunos desenvolveu três jogos para computador, celular e TV digital e os inscreveu na 1ª Feira XPPA, que ocorre em São Paulo.

“Conseguimos um financiamento com o Ministério da Cultura. O recurso foi utilizado para compor o laboratório que utilizamos para criar os jogos. Aqui, desenvolvemos tudo que era necessário, desde os cenários até colocar os personagens em ação”, informa o professor orientador do projeto Algir Sampaio.

O game para PC trata de uma aventura pelo Delta do Parnaíba. O jogador passa pelo mangue e cassa caranguejo até salvar uma indiazinha que foi raptada pelos bandidos do jogo. O título ganhou também versão para celular e para TV digital.

“O resultado final mostra o nosso potencial. Foi apenas o nosso primeiro passo. O ramo de jogos no Piauí está em expansão. Pouco se faz em desenvolvimento e programação. Temos um grande potencial de mercado para explorar”, disse o aluno Francisco Cavalcante que trabalhou na programação do projeto.

Em São Paulo, o Piauí estará junto com 51 instituições de todo o Brasil mostrando o que se desenvolve no setor de jogos pelo país. Entretanto, os alunos da cidade de Picos, a 306 quilômetros de Teresina, já planejam o futuro.

“No início do projeto tínhamos um ano de recursos e conseguimos desenvolver três jogos. Agora, nossa expectativa é trabalhar mais, aprender novas tecnologias, desenvolver mais jogos e passar para distribuição e até comercialização dos games”, avalia o universitário André Lima.

Estudantes do curso de graduação em Sistemas de Informação da UFPI de Picos-PI

Lívio Galeno e Graciele Barroso/Cidade Verde
Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...