quinta-feira, 7 de abril de 2011

Blogueiro da Ilha Grande-PI recebe convite


Envio-lhe anexo, convite para abertura da exposição Exposição "Mercado Brasil de Rendas e Bordados", dia 07/04/2011 ás 11 horas no Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claúdio Santoro em Brasília.
  
A Exposição Mercado Brasil de Rendas e Bordados, é a mostra e venda de peças produzidas por 15 comunidades artesanais em que o Promoart atua, localizadas nas regiões Sul e Nordeste do Brasil. O encontro é uma realização do Ministério da Cultura e do Iphan, por intermédio do Promoart+Cultura, em parceria com o BNDES e o Governo do Distrito Federal (Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal / Teatro Nacional), ficará aberta para visitação de 08 a 10 de abril, das 11h às 21h.
 
Além da comercialização dos produtos, cuja renda será revertida para as comunidades expositoras, o evento promoverá mostra de documentários e demonstrações de técnicas do artesanato executadas pelos próprios artesãos.

Mercado Brasil de Rendas e Bordados representa uma importante parcela da diversidade e qualidade da produção artesanal nacional, revelando e beneficiando diretamente o talento nato de cerca de 2.000 artesãos dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Santa Catarina.

Os polos de artesanato que participam do encontro são das seguintes localidades e/ou municípios: Barreirinhas, MA - produtos confeccionados em fibra de buriti; Raposa, MA - técnica de renda de bilro; São Luis, MA - bordados com miçangas, paetês e outros do contexto do bumba-meu-boi; Morros da Mariana, PI - técnica de renda de bilro; Icapuí, CE - técnica de labirinto; Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, RN - peças de renda de bilro; Campo de Santana, em Nísia Floresta, RN - peças de labirinto; Timbaúba dos Batistas, RN - peças de renda renascença; Chã dos Pereira, PB - técnica de renda labirinto; Marechal Deodoro, AL - peças feitas em renda filé, labirinto e singeleza; Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, AL - peças de bordado boa noite; Divina Pastora, SE - peças de renda irlandesa; Poço Redondo, SE - peças feitas em redendê, ponto de cruz e renda de bilro; Florianópolis, SC - peças de renda de bilro; e Itaiópolis, SC - bordados segundo a tradição ucraniana.

O Morros de Mariana, povoado da Ilha Grande, no delta do do Parnaíba, no Piauí é um importante polo de confecção da delicada e complexa renda de bilro. Ainda hoje, enquanto os maridos saem cedo para pescar, as artesãs se dedicam aos afazeres da domésticos e as almofadas de bilros. A técnica, que é passada de mãe para filha, ganhou força com a criação da Associação de Rendeiras de Morros de mariana e a construção da Casa das Rendeiras.

Abs,
Fátima de Deus

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...