segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cooperativa das Rendeiras Delta do Parnaiba

Mulheres fazem renda de bilrro em Parnaíba. (Foto: Anay Cury/G1) 
Mulheres fazem renda de bilro


Boneca de cerâmica da Associação Artesanal do Barro Vermelho (Foto: Anay Cury/G1) 
Boneca de cerâmica da Associação Artesanal do Barro Vermelho

Destino internacional também tiveram os artesanatos em renda de bilrro feitos por mulheres da região do Delta do Parnaíba. As peças produzidas por 16 mulheres e 1 rapaz já chegaram à Portugal e Estados Unidos, devido à visita dos turistas. No entanto, não é somente do mercado internacional e dos visitantes do Delta do Parnaíba – a sede da instituição fica ao lado – que as rendeiras vivem.
Além desses mercados locais e externos, a cooperativa, que tem apenas um ano, começa a receber encomenda de grandes redes de lojas para a fabricação das peças.
“Estamos fazendo o pedido para uma loja de roupas masculinas. Eles pediram dez peças, dez lenços”, contou a presidente da associação, Alessandra Costa Silva.
Apesar de a produção do artesanato em renda levar até três meses para ficar pronta, dependendo da peça, os preços compensam o esforço despendido. Uma toalha de mesa decorada com rendas típicas da região chega a custar R$ 800. “Estamos nos especializando em cursos dados pelo Sebrae e apostando em qualidade, sempre”, disse Alessandra, que é de uma geração de artesãos que viveram na região.
No mesmo circuito de turismo artesanal está a Associação Artesanal do Barro Vermelho, que produz peças em cerâmica utilizando a carnaúba e argila, e contribui para o sustento de 70 famílias da região. A organização ainda tem de passar por um reordenamento de suas atividades comerciais. Lá, a venda das peças ainda é absorvida pelo mercado local. De tudo o que é comercializado, 70% são vendas locais.

Edição-Gilson Andrade  

Anay Cury Do G1, - a repórter viajou a convite do Sebrae

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...