domingo, 10 de abril de 2011

Empresários do trade turístico analisam perfil do turista da Rota das Emoções

Os empresários do litoral do Piauí se reuniram nesta quinta-feira (07), no Sebrae de Parnaíba para analisar novos números do turismo na Rota das Emoções (Delta, Jeri e Lençóis). A pesquisa foi realizada pelo Sebrae e avalia o crescimento dos empreendimentos turísticos, novos investimentos, fluxo de turistas, gastos e o perfil dos visitantes.

Segundo a consultora do Sebrae, Karin Goidanich, a apresentação dos números já aconteceu no Maranhão, Ceará e está encerrando no Piauí. “Esse trabalho serve para que os empresários entendam o comportamento dos nossos clientes, assim a Rota das Emoções pode ser competitiva com outros destinos”, explica.

Os empresários da Rota das Emoções estabeleceram metas que deveriam ser alcançadas em 2010, baseando-se em números de pesquisas anteriores. Segundo os dados apresentados, várias metas foram atingidas, em 2010 a quantidade de empresas formalizadas foi de 118%, um numero considerado muito bom pela consultora do Sebrae. Outra meta atingida no ano passado foi o aumento da permanência do turista na Rota durante a baixa temporada. Em 2009 a média anual de permanência dos visitantes era de seis dias, em 2010 passou pra oito dias.
 A renda gerada pelo turismo na Rota das Emoções também cresceu, em 2008 foi de R$ 23.358.600,00, em 2009 passou para R$ 30.103.200,00 e em 2010 houve um aumento para R$ 36.891.000,00. Entre os ganhos reais da Rota pode ser observada a melhoria nos equipamentos como a compra de carros, contratação de novos funcionários e ampliação dos serviços.

Para a diretora de Desenvolvimento do Turismo da Setur, Ana Cristina Freitas, que acompanhou o resultado da pesquisa, os novos dados apresentados mostram um desenvolvimento real do turismo nos três destinos. “O resultado atual da rota satisfaz a todos, traz dados motivadores e aproxima, a cada ano, os Estados que fazem parte das metas estabelecidas. Isso é animador para trabalharmos ainda mais focados no futuro sustentável e alinhados com o empenho desses empresários”, afirma a diretora.

Outra meta importante que foi atingida foi o aumento de ocupação no setor hoteleiro na baixa estação. Dos turistas que visitam o roteiro, 65% são do território nacional e 35% do mercado internacional, sendo que dos turistas internacionais 17% são Italianos, 15% espanhóis, 10% franceses e 7% Alemães e Holandeses. A faixa etária dos turistas ficou entre 36 a 50 anos tanto para o mercado nacional como internacional. O nível de escolaridade é alto, sendo 44% pessoas casadas e 36% de solteiros.

Entre os fatores elencados para a escolha dos passeios, a grande maioria respondeu que se baseiam em conselhos de amigos e também a buscam por informações na Internet. A pesquisa foi feita nas agências que trabalham com a Rota, onde cada turista preenchia um questionário ao final do passeio. O resultado do trabalho pode ser conferido no site da rota das emoções nohttp://www.rotadasemocoes.com.br/.

A Rota das Emoções será comercializada no exterior Para 2011 o Sebrae juntamente com a Associação de Empresários de Turismo da Rota das Emoções (AETRE) que estão planejando ações promocionais no mercado internacional. Entre os mercados que serão atingidos estão Argentina, Portugal, Alemanha e Itália. A consultora do Sebrae, Karin Goidanich , explica que já foram feitas ações na Argentina, onde um grupo de empresários visitou operadores e foi formalizado o convite para que esses profissionais conheçam os produtos oferecidos pela Rota. “Estamos iniciando esse trabalho juntamente com a Embratur e temos tido um bom resultado. No final de Abril teremos a visita desses operadores argentinos e em Agosto vamos negociar com agências da Alemanha”, disse.

A Secretaria de Turismo do Piauí avalia como um bom momento para iniciar a divulgação da rota no mercado internacional. A diretora de desenvolvimento do turismo, Ana Cristina Freitas, disse que baseado nesse novo foco da rota a Setur vai se integrar ao trabalho com o propósito de melhorar os serviços e trabalhar a política de combate ao turismo sexual. “A Setur vai se integrar ao processo, já que com o aumento do turista internacional precisamos focar em pontos de políticas púbicas como o combate à exploração sexual infanto-juvenil e buscar incentivar novos empreendedores no litoral que tem boas expectativas de bons negócios com o crescimento do turismo”, disse.
 Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Renée Marrie/SETUR

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...