sábado, 30 de abril de 2011

Ilha Grande tem a 1ª morte por Dengue Hemorrágica do Piauí

A Secretaria de Saúde do Piauí confirmou, na manhã dessa sexta-feira (29), o primeiro óbito por Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) no Piauí. A paciente é natural de Ilha Grande e faleceu no mês de março.
O óbito aconteceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba. A averiguação durou em torno de 40 dias, conforme orientação do Protocolo de Investigação de Óbito do Ministério da Saúde.
Segundo Cristiane Moura Fé, coordenadora do Grupo Executivo de Controle da Dengue no Piauí, durante o processo foram realizados todos os exames laboratoriais específicos e dada atenção especial ao quadro clínico da paciente. “Também foi estudada a situação vetorial do provável local de contaminação e o resultado conclusivo foi discutido com o Ministério da Saúde”, pontua.
A técnica informa que a paciente C.R. A. V. tinha cinco anos de idade e provavelmente foi contaminada na cidade maranhense de Coroatá, onde passou uma semana visitando familiares. “Quando foi internada, a família  relatou que ela apresentava febre e dores nas articulações desde que retornou da viagem”, lembra.
Moura Fé disse que a garota já foi internada em uma situação bastante delicada, apresentando manchas avermelhadas pelo corpo, sangramento nas gengivas e pelas fezes. “Não houve muito a fazer. O quadro já estava bastante avançado”.
Piauí já tem 4.713 notificações da doença
A parcial da 16ª Semana Epidemiológica divulgada hoje também aponta um aumento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2010. Em abril do ano passado o Piauí tinha 3.180 notificações de dengue e hoje possui 4.713.
Nos últimos 15 dias também foi observado um aumento nos casos de Dengue com Complicação (DCC). Além das seis notificações de Teresina, outras três de Piripiri e mais duas em Parnaíba, foi registrado um caso em Batalha, outro em Guaribas, um em Bom Jesus e um também em São Raimundo Nonato.
O número de pacientes com Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) também teve alteração, constando além de um caso em Luís Correia e outros dois em Teresina, mais um em Piracuruca.
O Piauí registrou, ainda, o primeiro caso de Síndrome do Choque por Dengue (SCD), em um paciente de Piracuruca.
Teresina, Piripiri, Parnaíba, Matias Olímpio, Luís Correia e Pedro II são os municípios mais atingidos pela doença.
VEJA OS NÚMEROS DA DENGUE NO PIAUÍ
Avelino Lopes (67 casos)
Bom Jesus (118 casos)
Capitão de Campos (31 casos)
Cocal (40 casos)
Corrente (106 casos)
Esperantina (91 casos)
Floriano (69 casos)
Lagoa de São Francisco (37 casos)
Luís Correia (121 casos)
Matias Olímpio (173 casos)
Miguel Alves (33 casos)
Parnaíba (275 casos)
Paulistana (86 casos)
Pedro II (114 casos)
Picos (81 casos)
Piracuruca (128 casos)
Piripiri (756 casos)
São Raimundo Nonato (37 casos)
Teresina (1.565 casos)
Valença (32 casos)
Edição e foto: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...