sexta-feira, 22 de abril de 2011

Natureza reage aos maus tratos e bares da Pedral estão ameaçados

Bares da Pedra do Sal sendo destruídos pelo mar

A natureza reage aos maus tratos e bares e restaurantes da praia da Pedra do Sal em Parnaíba estão ameaçados de serem tragados pelas fortes ondas a cada grande maré o mar avança sobre eles.
É incrível o poder destruidor do homem. Uma linda praia, belas paisagens, e o que Deus levou bilhões de anos para fazer, o homem consegue destruir em algumas centenas de anos.

Quem conheceu essa bela praia há alguns 30 anos atrás, percebe logo de cara a profunda modificação causada pelo avanço das águas do mar sobre as casas. Muitas dessas casas (inclusive a que nos hospedava) hoje nem existe mais, ou se ainda existem, estão à beira da destruição.

A culpa não é do mar, da natureza ou de Deus como alguns pensam. A culpa é do homem, que na sua imensa ambição por poder e dinheiro, destrói tudo em que põe as mãos.

Entristece-nos ver as condições, a luta dos barraqueiros e comerciantes para manter seus bares e suas residências, que pouco a pouco vão sendo totalmente invadidas e tomadas pelas águas.

Todos os comerciantes com que tivemos a oportunidade de falar relatam a grande preocupação com a situação de calamidade em que se encontram. Todos são unânimes em dizer, que já passou da hora do poder público sair dessa inércia, e tomar providencias para amenizar os transtornos e o perigo em que se encontram todos os bares do lado bravo da Pedra do Sal.

Como pode ser visto nas fotos, alguns desses bares com toda certeza não irão suportar outra ressaca como a que tivemos mês passado. O grande medo de todos além da perda financeira, é que essa situação acabe causando acidentes com os locais ou com algum turista.

O que vemos hoje na Pedral é somente uma pequena parte do veremos amanhã se o homem continuar a depredar o meio ambiente. Será a nossa herança maldita para as próximas gerações. Será esse o mundo que deixaremos para nossos filhos, netos, bisnetos...? Será isso que queremos para as nossas próximas gerações?

Como dizia Chico Xavier: “Embora não possamos voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

Que esse novo recomeço seja logo para que possamos preservar o bem mais precioso que Deus nos deixou.

Fonte/Fotos:Portalphb
Publicação: Jornal da Parnaíba
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...