sábado, 23 de abril de 2011

Pescadores do Delta do Parnaíba improvisam barco de pesca

Pescadores improvisam galho de
árvore para substituir a Vela

Esta semana o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, esteve em São Luís visitando o complexo portuário da cidade. Esteve na Vale, Alumar e Itaqui. Ficou impressionado. Segundo ele, o sistema portuário maranhense é estratégico para a economia brasileira.

“O Governo Federal tem todo o interesse em ampliar cada vez mais os investimentos no sentido de viabilizar toda essa estrutura no contexto nacional e internacional”, disse.

Muito boa a observação do ministro, mas seria bom que ele olhasse também para os portos e pescadores Maranhão afora – não só em São Luís. No Delta do Parnaíba, eles estão improvisando vela. Colocam árvores onde deveria haver um pano ou uma lona. É a falta de incentivo, pois o mínimo que se poderia fazer por esses bravos homes era financiar com juros subsidiados um motor de popa (conhecido no Delta como “Rabeta”) que custa pouco mais de mil reais.

No Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande - PI, principal ponto de embarque e desembarque de turistas que visitam o Delta e pescadores, com ênfase para o caranguejo, o projeto no valor de R$ 3.671.088,04, convênio 01389/2008 de 22.12.2008 entre o Ministério do Turismo e Secretaria de Infraestrutura do Piauí nunca saiu do papel. Foram tantas as discussões, audiências públicas, abaixo assinados, reivindicações, mudanças e alterações no projeto original que agora a urbanização do Porto dos Tatus poderá não mais ser realizado, por conta do prazo exíguo do final do convênio que encerra este ano.

Estão jogando peixe fora!

Jornal da Parnaíba
Com informações do Blog do Décio

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...