segunda-feira, 25 de abril de 2011

Projetos da região do Delta do Parnaíba que não se concretizaram por excesso de exigências

Ecocity Brasil, projeto apresentado para Ilha Grande - PI

Leitor escreve para o Jornal da Parnaíba falando sobre investimentos que não se concretizaram em nossa região. De acordo com o leitor alguns desses investimentos não se realizam por conta de excessos de exigências, tanto dos órgãos ambientais como de ONG’s.

Cita como exemplo o caso da instalação do complexo turístico que seria implantado no município de Ilha Grande, no litoral piauiense do grupo internacional Ecocity Brasil. O projeto chegou a ser apresentado ao trade turístico local, mas ambientalistas fizeram tanta exigência que o grupo preferiu transferir o projeto para outras plagas. A proposta do grupo visava transformar a cidade de Ilha Grande na capital mundial do turismo ecológico, gerando oportunidades de emprego e renda. Seriam construídos resorts, campos de golfe, núcleo tecnológico e ambiental e uma zona especial que desenvolveria projetos sociais para a comunidade local, além de gerar 2.800 empregos diretos após a sua conclusão.


Como segundo exemplo o leitor cita a urbanização do Porto dos Tatus. Representantes da comunidade queriam transformar a obra em solução de todos os problemas que afligem aquela localidade. Exigiram que as embarcações tivessem um local pra elas, como se fosse um estacionamento de barcos, coisa que não existe em nenhum porto do mundo, pois o dono da embarcação, se assim desejar, constrói o seu próprio píer. Um porto serve para embarque e desembarque, seja de passageiros ou de produtos, após cumprir sua missão no atracadouro a embarcação segue ou para seu próprio píer ou ancoradouro.

Foram tantas as discussões, audiência pública, abaixo assinado, reivindicações, mudanças e alterações no projeto original que agora a urbanização do Porto dos Tatus está ameaçado de não sair mais. É que o prazo do convênio para liberações dos recursos do Prodetur está encerrando e não dá mais para fazer os ajustes solicitados, vez que tais ajustes também implicaria na elevação do valor do projeto e não há mais tempo hábil para tal.
 Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...