segunda-feira, 11 de abril de 2011

Reserva extrativista do Delta do Parnaíba

Catador de Caranguejo do Delta do Parnaíba

Edição: Jornal da Parnaíba

As atividades produtivas desenvolvidas pelas populações tradicionais nas Unidades de Conservação na região norte e parte da região nordeste, abrangendo parte de Tocantins, Piauí e parte do Ceará giram em torno da pesca, da cata do caranguejo e do artesanato, este em particular bastante desenvolvido na Reserva Extrativista do Delta do Parnaíba, no Piauí.

O povoado de Carnaubeiras (a 30 km de Araioses), no estado do Maranhão tem a maior comunidade de "catadores" de caranguejo do Brasil, onde cerca de 100 famílias (500 pessoas) sobrevivem exclusivamente da captura de caranguejo-uçá.
Nas Unidades de Conservação federais do grupo Uso Sustentável que possuem populações tradicionais em seu interior, como as Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável, é permitido o uso sustentável dos recursos naturais pelas comunidades. Tratam-se de atividades que se constituem em fontes alternativas de renda, trabalhadas dentro de preceitos sustentáveis e envolvendo a gestão participativa dessas populações.
 Com informações do ICMBio

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...