quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Escola de trânsito prepara campanhas educativas para o fim de ano

Praia do Coqueiro, em Luís Correia. Foto: Proparnaíba
Com atenção voltada para o litoral, destino que atrai muitos turistas todos os anos, um grupo de educadores da Escola Piauiense de Trânsito embarcará no dia 28 de dezembro para Luís Correia, onde permanecerá até o dia 2 de janeiro desenvolvendo atividades em toda a região.
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), através da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), preparou uma programação especial de campanhas educativas para o mês de dezembro. A programação se estende até o início do próximo ano, com o intuito de conscientizar e sensibilizar os condutores para os cuidados na direção.
O aumento do fluxo de veículos nas estradas por conta das festas de fim de ano será explorado pela EPT na sua programação de cursos e ações educativas para o trânsito. No inicio do mês de dezembro será realizado um curso de capacitação de agente de trânsito para os servidores e, durante todos os fins de semana do mês, as equipes de educadores estarão distribuindo material informativo nos postos da PRF nas BR’s 343 e 316.
Com atenção voltada para o litoral, destino que atrai muitos turistas todos os anos, um grupo de educadores da Escola Piauiense de Trânsito embarcará no dia 28 de dezembro para Luís Correia, onde permanecerá até o dia 2 de janeiro desenvolvendo atividades em toda a região.
De acordo com a diretora da escola Gemma Galgani, as ações levarão mensagem de preservação à vida, buscando conscientizar sobre a necessidade de evitar excesso de velocidade e misturar bebida com direção. “Queremos sensibilizar a população para mais respeito às leis de trânsito, chamar atenção para uma condução mais prudente, pois com certeza isso evitará acidentes”.
A mobilização será realizada em conjunto com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE).
 
Fonte: Detran

Ilha Grandense que levava a mãe para o pronto socorro choca-se com moto em Parnaiba

Na tarde desta terça feira (29), por volta das 17:00h, houve uma batida entre um carro e uma moto, no cruzamento das Ruas Teresina com Josias Moraes, ao lado do SAMU no Bairro Nova Parnaíba.
Francisco Diego de 20 anos, não habilitado, conduzia a moto YBR de placa OEB – 5029 de Parnaíba, no sentido Centro ao Bairro Nova Parnaíba quando foi surpreendido por um carro Fox de placa LVK – 1981 de Parnaíba, conduzido por Francisco Donato de 52 anos, que levava sua mãe para atendimento médico na unidade de socorro.
Segundo populares, o carro entrou rápido para a direita sentido ponto socorro e não percebeu que vinha uma moto na sua lateral direita, o que ocasionou o acidente.
O motorista alegou que o motoqueiro vinha rápido, já o motoqueiro falou que o carro fez uma manobra ilegal. Os dois foram notificados pelo PPTRAN e como é crime pilotar ou dirigir sem CNH, o condutor da motocicleta foi indiciado pelos policiais do trânsito. Familiares dos envolvidos estavam no local prestando apoio.
Denilson Freitas para o Proparnaiba.com

Ilha Grande mostra trabalhos em renda e argila na Feira dos municípios

Ilha Grande mostra trabalhos em renda e argila na Feira dos municípios




A prefeita de Ilha Grande, Joana D'Arc, em entrevista ,destacou as potencialidades turísticas ,culturais e gastronomicas do município. -"Cidade de gente bonita e trabalhadora. E participar de um evento como esse é uma grande oportunidade de mostrar as potencialidades de Ilha Grande"destacou. O estande de Ilha Grande mostra confecções em renda; artesanato, com destaque para o material feito com argila; trabalhos feitos com palha; além de outras potencialidades do município. - "E nossa parte cultural não poderia ficar de fora do evento. Trouxemos também o grupo Herdeiros de Mariana para mostrar nossa cidade através da dança".
edição: minhailhagrande


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CONGRESSO DE CRIANÇAS E EBF - ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS

CONGRESSO DE CRIANÇAS E EBF - ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS


Dia: 03 e 04/12
Horário: 8:00 HS
Local: na ADIG
EBF - dia 03 no Sítio do Torinha a partir das 8:00 ( Gincanas, Brincadeiras, Lições bíblicas,Almoço, Músicas, Part Banda Êxodus)
CONGRESSO DE CRIANÇAS - dia 04 na ADIG (Assembléia de Deus de Ilha Grande) . Manhã: a partir das 8:00 e a Noite a partir das 19:00 hs.
Participe!
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: Litoral Gospel

Pescadores desaparecidos na costa de Camocim podem estar em águas do Piauí

Suspeita de naufrágio

04 pescadores partiram no último dia 12 em um bote para uma pescaria em alto mar, e até o momento não retornaram ao ponto de partida. 


                                                              Imagem reprodução web

Zé Ivan, Chico Eudes, Ivan Torres e Gílson são os tripulantes da embarcação "Bruno". O bote é verde, com vela branca e azul. Os familiares estão tristes e apreensivos com a situação e a previsão era para 10 dias, e até o momento eles não retornaram de onde partiram. Acredita que os pescadores teriam atravessado a costa marítima do Ceará em direção as águas territoriais do Piauí. 

Uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), da Polícia Militar do Estado do Ceará, esteve em missão na manhã desta segunda-feira (28), no intuito de localizar o bote "Bruno", desaparecido desde o último dia 22 de Novembro, com 4 pescadores a bordo. Segundo informações obtidas pela imprensa de Camocim, o helicóptero fez um "pente-fino" no litoral da região, chegando ao limite do vizinho estado do Piauí, porém, nada foi encontrado. "Infelizmente não localizamos ainda a embarcação e seus ocupantes, mas continuaremos, dentro das possibilidades da polícia militar, auxiliando nas buscas", disse o Major Francisco Assis, Comandante da 3ª CIA/3º BPM, com sede em Camocim. Navios da Marinha também estão em alerta, em missão de resgate. 

Com informações do camocim policia, camocim online e Blog da Força Tática

Criado a UMADIG

Criado a UMADIG

Em uma reunião com todos os jovens da Assembleia de Deus de Ilha Grande dia 19/11/2011 , incluindo a Sede e congregações, e juntamente com o Pr. Carlos, foi criado a UMADIG - União de Mocidade da Assembleia de Deus de Ilha Grande. Essa é uma decisão muito importante para todos os jovens e a igreja, pois de uma forma irá unir cada vez mais os jovens em suas decisões e objetivos na obra de Deus. Toda a comissão foi formada e embreve será divulgada mais informações.
Fonte/assembleiadedeusdeilhagrande.blogspot.com

Tractebel integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial

Pelo sétimo ano consecutivo, a Tractebel Energia, empresa operante na usina eólica da Pedra do Sal, integra o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) composto por 38 empresas de 18 setores, com valor de mercado de R$ 961 bilhões.
A divulgação foi feita na última sexta-feira, dia 25, pela BMF & Bovespa e tem validade até 31 de dezembro do próximo ano.
 
Para o presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni, a permanência da empresa desde a criação do ISE é o reconhecimento de seu compromisso com práticas de sustentabilidade aliada ao desempenho econômico, socioambiental e na gestão da empresa e das pessoas. Continuar na seleta lista, diz o presidente, é utilizar o selo em demonstrativos da empresa no Brasil e no exterior.
 
Das 37 empresas da carteira de 2011, 36 foram selecionadas também para a nova. E duas companhias ingressaram: CCR e Ecorodovias, trazendo para o ISE o setor de transportes. Com 38 companhias, a carteira de 2012 está próxima do limite máximo, que é de 40 empresas.
 
O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. Entre seus objetivos estão funcionar como uma referência para o investimento socialmente responsável e atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.
 
Com informações da Ascom
Edição: Proparnaiba.com

domingo, 27 de novembro de 2011

RESULTADOS DA VI COPA ILHAGRANDENSE DE FUTEBOL AMADOR 2011

ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO: LIGA DESPORTIVA DE ILHA GRANDE-LDIG
SEGUNDA FASE

CHAVE "D"

ONTEM SÁBADO DIA 26/11
JUVENTUS 1 X 1 SÃO VICENTE
VASSOURAS 3 X 2 PIRANHAS

CHAVE "E"

HOJE DOMINGO DIA 27/2011
AJAX X AUTO ESPORTE
MESA 14 X DEMOCRATA

O BICHO TÁ PEGANDO!!!

Delta Kit Trip vem aí e promete bons ventos e grande estrutura

O Delta Kite Trip é um evento que acontece pelo segundo ano consecutivo e conforme a organização, a cada edição cresce e fica mais estruturado, proporcionando um passeio que envolve o turismo ecológico, esporte, no caso o kitesurf e sunset party ou seja, uma trip dos sonhos.

O objetivo do passeio é incentivar o turismo do kitesurf e a promoção de um turismo sustentável na região do Delta do Parnaíba, na divisa entre o Piauí e o Maranhão. O litoral do Piauí, apesar de pequeno, apenas 66 km de costa, é um local abençoado para a prática do kitesurf, não é a toa que já aconteceram duas etapas do Tour Mundial de Kitesurf, o PKRA em 2007 e 2008. E a região do Delta é ainda pouco explorada pelo esporte, o DKT está contribuindo para mudar isso.
- A trip sai do Porto dos Tatus, em Ilha Grande e percorre os igarapés do Delta até o encontro com o mar. No caminho fauna e flora exuberante, afinal, passamos por dentro dos mangues, que é um dos ecossistemas mais ricos da natureza, e o do Piauí é enorme, abastece quase todo o nordeste com os seus caranguejos. O visual no caminho é surreal, a cada curva um descobrimento, igarapés estreitos com a mata do mangue fechada realmente encanta e enche os olhos de tanta beleza - revela o site oficial do evento.
A estrutura do evento conta com dois barcos, 150 pessoas, banquete de frutas, Dj's tocando, e a viagem de ida dura em média 1 hora. Mais adiante, ao sair dos igarapés fechados, os velejadores entram no rio aberto já com a visão do mar, o vento forte já instiga os praticantes do kite, que no encontro do rio com o mar, uma bancada de areia com toda estrutura montada esperando os participantes.
- O local é perfeito para velejar, do lado de dentro tem água flat, excelente para os iniciantes e para a galera do freestyle, pelo lado de fora ondinhas de até meio metro faz a cabeça no kitewave. Ficaremos na ilha até o por-do-sol, quando o astro rei se despedirá enquanto velejadores manobram seus equipamentos - afirma a organização.
Ao cair da noite, Dj's assumem o palco e vão animar o público na volta para casa ao som de Deep House e Hip Hop. Os barcos vão juntos, como se fossem um só, numa velocidade bem lenta para que o tempo de viagem seja maior.
O Delta Kite Trip acontecerá dia 03 de dezembro, dia 04 os velejadores estarão na Pousada Vila Itaqui em Luís Correia. Para mais informações:deltakitetrip@hotmail.com
Edição e foto: Proparnaiba.com

Sorveteria Barros

Sorveteria Barros no Porto dos Tatus.Fotos/Gilson Andrade

Areia toma conta da pista na Praia da Pedra do Sal em Parnaíba

Areia toma conta da pista na Praia da Pedra do Sal em Parnaíba


Uma das pista da rotatória na entrada da Praia da Pedra do Sal em Parnaíba está coberta pela areia. Caso nenhuma providência seja tomada pelo poder público municipal em breve veículos automotivos ficaram impossibilitados de trafegar por aquele trecho. Turistas que frequentam o local tem reclamado bastante. O mesmo caso acontece na orla de Atalaia, onde foi feita toda uma reforma, mas a areia continua a tomar as pistas de acesso. O curioso é que em outros estados isso não acontece, porque será?
Fonte/Marcos Ayres

Belezas do litoral piauiense atraem grandes investimentos

Beleza do litoral do Piauí atrai grandes investimentos. O litoral é o roteiro não só de quem busca sol e mar é também um pólo de investimentos.

Parnaíba cresce e aparece. A cidade litorânea é um dos atrativos nas férias, fins de semana, feriados e épocas de grande movimento como o carnaval. A proximidade das praias faz com que o piauiense escolha a região como destino, buscando, além do banho de mar, diversão e aventura. Parnaíba com toda a sua estrutura serve de apoio para quem vai ao litoral.

Quem não quer ficar na cidade pode escolher outras dezenas de municípios e povoados que circundam as praias do litoral. São 66 quilômetros de praia, onde opções para o visitante é o que não faltam.

A cidade cresce e possui uma infraestrutura que atende de forma satisfatória tanto moradores como turistas. A rede de hospitais e demais serviços de atendimento médico é formada por nove unidades. Inclui serviços de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) , com equipamentos de última geração.

Só na área de Prontoatendimento são de 150 a 200 por dia. Com uma rede de esgotos que proporciona saneamento de qualidade, a cidade atende satisfatoriamente nas áreas da saúde, educação, lazer. Parnaíba é um centro de apoio para quem está no litoral.

Infraestrutura
Parnaíba esta recebendo uma rede de esgoto, na qual cobrira 80% da área urbana do município. Em Janeiro de 2009, a cidade de Parnaíba recebeu a primeira usina eólica do Piauí, com capacidade para produzir 18 MW e que está sendo ampliada. A cidade também tem um distrito de irrigação, chamado DITALPI, que atualmente produz frutas orgânicas para exportação como acerola, coco, goiaba e outras. Com recursos do Governo Federal a segunda fase desse grande distrito de irrigação deverá ser concluída em breve. O Governo Federal também possibilitou a ampliação e internacionalização do AEROPORTO de Parnaíba Dr João Silva Filho, que passou a contar com um pista de 2500 metros e que deverá receber vôos regulares da Gol Linhas Aéreas já a partir do mês de dezembro. Conta com a estrutura da ferrovia Estrada de Ferro Central do Piauí, atualmente sem circulação de trens, mas, que confere importância histórica e turística e tem a denominação atual de Ferrovia Teresina-Parnaíba. Algumas Estações ferroviárias da referida linha estão sendo restauradas pelo IPHAN. Ha intenções do governo do estado em reativar a ferrovia Parnaíba - Teresina (290 km), devido ao reinicio da obras do porto marítimo da Cidade de Luis Correia (12 km de Parnaíba).  A ferrovia passa próximo do Ditalpi que e ao lado área destinada a ZPE de Parnaíba, passando pelo aeroporto internacional, seguindo em direção ao porto de Luis Correia.
Parnaíba é servida por duas rodovias federais, a BR-343 (Teresina-Parnaiba) e BR-402 (Fortaleza-Parnaiba-São Luis).
A cidade também possui uma rodoviária que de onde saem ônibus para diversas cidades do Brasil.
Existem quatro bancos na cidade: Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
Parnaíba possui escritórios do SEBRAE, SENAI, SESI, SESC, IBAMA, Instituto Chico Mendes, EMATER, receita federal, Policia Rodoviária Federal, Policia Federal e um centro de pesquisas da EMBRAPA.
A Embrapa vem desenvolvendo pesquisas na área de aquicultura e fruticultura irrigada.


Como chegar ao litoral do Piauí
Quem opta por chegar ao litoral de carro, vindo pela capital Teresina, que fica a 339 quilômetros de Parnaíba, a estrada em perfeito estado de conservação proporciona uma viagem tranquila. O acesso é pela BR- 343. O Aeroporto Internacional Dr. João Silva Filho, que fica na cidade litorânea, opera com pequenos voos, mas está liberado para voos de grandes aeronaves.

Com uma pista de 2.500 metros, possui hoje uma das maiores pistas de pouso e decolagem do Nordeste. Projetado para receber aeronaves de grande porte, tais como os aviões 767 que têm capacidade para transportar em média 300 pessoas, o aeroporto de Parnaíba tem uma estrutura completa para receber voos comerciais vindos de todos os destinos.

Atualmente, o aeródromo aguarda apenas a finalização das negociações com empresas áreas, as quais oferecerão uma via mais rápida para se chegar ao litoral piauiense. No momento, o aeroporto de Parnaíba tem recebido somente aviões particulares e táxi aéreo.

Em recente reunião, representantes da Secretaria do Turismo do Piauí e da empresa GOL Linhas Aéreas discutiram a instalação de um voo regular para Parnaíba.

A cidade está na lista das contempladas pela empresa na ampliação de seus voos para todo o Brasil. Localizado em uma área privilegiada, entre os municípios de Camocim e Jericoacoara, ambos no Ceará, o Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, e os Lençóis Maranhenses no Maranhão, o aeroporto é a porta de entrada para uma região em que o turismo tende a crescer.

O terminal de passageiros é inspirado na arquitetura modernista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A pista de pouso e decolagem, com 2,5 mil metros de comprimento, está preparada para receber voos internacionais, fretados ou regulares.

Parnaíba é importante Centro de Educação
Parnaíba esta se tornando uma cidade universitária atraindo estudantes não somente de outras cidades do Piauí, mas também dos estados vizinhos, Ceará e Maranhão.
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Esta universidade oferece 900 vagas por ano, nos seguintes cursos: Turismo, Engenharia de Pesca, Ciências Econômicas, Administração de Empresas, Fisioterapia, Psicologia, Ciências Contábeis, Biologia, Biomedicina, Matemática e Pedagogia.
Em breve, na teoria, a UFPI oferecerá o curso de medicina, em Parnaíba.
A UFPI oferece mestrado em Biotecnologia.
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Esta universidade oferece 290 vagas por ano, nos seguintes cursos: História, Agronomia, Pedagogia, Biologia, Enfermagem, Direito, Odontologia, Letras- Português, Letras- Inglês e Ciências da Computação.
Faculdade Piauiense - FAP
Esta faculdade oferece aproximadamente 600 vagas ao ano, nos seguintes cursos: Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Direito, Pedagogia, Administração de Empresas, Contabilidade, Sistemas de Informação. Esta faculdade está em expansão e novos cursos já foram solicitados juntos ao MEC.
Faculdade de Teologia do Brasil - FATEB
Instituto Nacional de Teologia Aplicada - INTA
Esta faculdade oferece os seguintes cursos: História e Serviço Social.
Escola Tecnica Estadual Petronio Portela
Academia de Policia Militar
UESPI
Instituto Superior de Educação Antonino Freire - ISEAF (Escola Normal)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPI (antigo CEFET)
Este instituto oferece cursos de técnicos e superiores. Os superiores são: Lic. Química e Lic. Física. 
Fonte/Jornal da Parnaíba Com informações adicionais do Jornal Meio Norte, edição de 27/11

Representantes de operadoras nacionais chegam neste domingo litoral do Piauí

Porto dos Tatus em Ilha Grande, ponto de partida para conhecer o Delta
do Parnaíba na Rota das Emoções (Foto: Carlos Augusto Lima)

Turismo de negócios: Representantes de operadoras nacionais chegam neste domingo (27) ao Piauí para visitar a Rota das Emoções.

Sol o ano inteiro, vento propício para a prática de esportes náuticos e mar de ondas verdejantes. Tudo isso e muito pode ser encontrado na Rota das Emoções, roteiro que envolve os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Os principais atrativos da Rota são o Delta do Parnaíba, os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara.

As potencialidades e riquezas desse destino têm chamado a atenção de operadoras de turismo de Brasil e do exterior. Desde a última quinta-feira (24), representantes de sete operadoras participam de jornada técnica pela Rota das Emoções – Jeri, Delta, Lençóis. A ideia é incluir o roteiro nas opções de pacotes oferecidos por essas empresas.

Delta do Parnaíba - Dunas, vegetação e águas do Parnaíba
O grupo é formado por Alice Cardoso e Erica Bortolette, da Tam Viagens; Renata Sarmento, da Visual Viagens; Marcos Lomonaco, Marsans Operadoras de Viagens; César Lima, da operadora O Melhor da Vida; Janaína Rodrigues, Convencional Incoming Tour Operator; Karen Futernick, da Ozone Travel Brazil Kite Holidays; e pela consultora da Rota das Emoções, Karin Goidanich.

De acordo com o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos, essa ação tem foco no aumento da comercialização de pacotes para a Rota tanto no mercado interno, quanto no externo. “Esses profissionais conhecerão as potencialidades, as belezas naturais, culturais e gastronômicas dos três Estados para, posteriormente, disponibilizarem pacotes de viagens para este destino. É importante que eles conheçam o roteiro de perto, com todos os seus produtos e infraestrutura”, afirma.

A viagem começou pela capital do Ceará, Fortaleza. De lá o grupo seguiu para Jericoacoara, no mesmo Estado, onde fez passeio de buggy até a Pedra Furada, conheceu a estrutura dos empreendimentos locais e visitou a Associação de Crocheteiras do Mundo Jeri. A cidade de Camocim também fez parte do roteiro da jornada.

Hoje (27) o grupo chega a Barra Grande, no Piauí, onde participa de jantar com apresentação cultural, visita empreendimentos de hospedagem e faz o passeio do cavalo marinho. Os operadores visitarão ainda a cidade de Luís Correia; o Porto dos Tatus e a Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba, em Ilha Grande; além de participarem de almoço na Ilha das Canárias.

Avistamento do Cavalo Marinho na Barra Grande
A visita ao Maranhão começa na terça-feira (29) passando pelas trilhas da Praia do Caburé e visita à cidade de Atins. Na cidade de Barreirinhas, os operadores visitarão empreendimentos de hospedagem, conhecerão o artesanato em fibra, produzido no Povoado Marcelino; e a casa de farinha no Tapuio.

Os operadores irão também ao Parque Nacional dos Lençóis e participarão de encontro de negócios com as agências parceiras da Rota no Maranhão. Na quinta-feira (1º), o grupo segue para São Luís, onde visitará o centro histórico da cidade.

“Há turistas na região durante todo o ano, mas estamos sempre trabalhando para aumentar a circulação das pessoas na baixa estação. Essa visita é um acontecimento muito importante para nós que participamos do projeto, porque vemos o roteiro avançando nos mercados nacional e internacional”, destaca Gilson Vasconcelos.

NO MERCADO INTERNACIONAL

Este mês, a Rota das Emoções recebeu também a visita de representantes de cinco operadoras de turismo da Europa. O grupo também percorreu todas as regiões do roteiro e conheceu de perto os atrativos e riquezas dos Estados envolvidos no projeto.

A inserção da Rota das Emoções no mercado internacional começou durante feira realizada na Argentina em 2010. Ainda naquele ano, operadores do país visitaram a Rota e começaram a comercializar o destino.

Logo em seguida, o roteiro foi apresentado em feiras em Portugal e na Espanha, o que culminou com a visita dos operadores europeus à Rota.

Em 2010, cerca de treze mil turistas visitaram a Rota das Emoções, dos quais 40% eram estrangeiros. “Temos um projeto que prevê o aumento do fluxo em 10% a cada ano. Esperamos fechar 2011 com quinze mil visitantes tendo passado por esse roteiro. Para 2012 a previsão é de que dezessete mil turistas percorram a Rota. Os períodos de maior fluxo são em janeiro, fevereiro, julho, agosto e dezembro”, informa Gilson Vasconcelos.

A ROTA DAS EMOÇÕES

A Rota das Emoções envolve o Delta do Parnaíba, no Piauí; Jericoacoara, no Ceará; além do Parque dos Lençóis, no Maranhão.

No Piauí, o roteiro contempla belas praias, propícias para a prática de esportes náuticos como kitesurf e remo; além do único delta em mar aberto das Américas, o Delta do Parnaíba. Os turistas podem também visitar o habitat do cavalo marinho, e participar da cata ao caranguejo no manguezal. 
Fonte/Jornal da Parnaíba | Por Mara Arrais

Incêndio em grande proporção atinge comunidade Alto do Batista

Imagem: Proparnaiba.com
Na manhã de hoje (26), por volta das 10h, o Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores da comunidade Alto do Batista, nas proximidades do restaurante Zé Grosso por conta de um grande incêndio na região.
O fogo tomou de conta e destruiu uma grande área de mata. Segundo informações de moradores, os focos começaram no início da semana, mas hoje a proporção foi bem maior.
Além do trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros, populares tentaram apagar o fogo com baldes de água e pás de areia, já que no local há uma casa com teto revestido por palha.

A estrutura com a qual o Corpo de Bombeiro trabalha dificulta a ação, pois pela proporção do incêndio, somente três homens, contando com o motorista não podem resolver o problema. Há que destacar que o efetivo adentrou o local sem nenhuma proteção, correndo um grande risco, pois devido à alta temperatura e os grandes focos de fogo, os fios da rede elétrica a qualquer momento poderiam romper vitimando quem possa estar por perto.
Proporção do incêndio
Fogo se espalhando pela mata

Tacyane Machado e Eudes Rocha para o Proparnaiba.com

sábado, 26 de novembro de 2011

Estudantes da Pedra do Sal fazem vivência de Educação Ambiental

Leitura da realidade sobre o lixo e as tartarugas marinhas foi realizada por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental na última quarta-feira (23) na escola Municipal João Silva, na praia da Pedra do Sal em Parnaíba, como atividade educativa do Projeto Tartarugas do Delta.
Com a utilização do folder “Não Jogue Lixo nas Praias – Praia Limpa, Praia Saudável” os educandos fizeram leitura coletiva e passaram a relatar sua realidade.
- Ao perguntarmos se o lixo era problema ou solução, todos os participantes responderam que era um grande problema. E isso se dá pelo fato deles verem o lixo como algo ruim. Mas, quando se exemplificou que um relógio que uma pessoa poderia não mais querer, para outra seria um grande bem, as opiniões foram transformadas – relatou a coordenadora de Educação Ambiental, Francinalda Rocha.
Durante a palestra outros assuntos foram citados: ‘como pode ser o lixo’; ‘o lixo pode se transformar em luxo’; ‘tempo de decomposição de materiais pela natureza’, ‘as soluções existem e você pode ajudar’; ‘de onde vem cada material’; e ‘o destino que poderia ter’.
Para o estudante José Santos, de 10 anos, “aprendi que não podemos jogar lixo no meio ambiente porque o lixo pode ser aproveitado melhorando a nossa vida e a vida dos animais e a do mundo”.
Durante a atividade, foi trabalhada a cartilha – “Ana e Vitor ajudam as tartarugas marinhas” que fez com que os educandos aprendessem brincando sobre as tartarugas marinhas.
- Inicialmente pedimos que eles procurassem o que seria mais interessante para ser apresentado e depois cada pessoa fez seu comentário. Verificou-se o quanto ficaram interessados no aprendizado por meio do material que tinham em mãos e que a leitura se tornou atraente e divertida – disse a coordenadora de Educação Ambiental.
Ao final, os estudantes ficaram em grupo para jogar a Trilha das Tartarugas do Delta. Por meio desse jogo educativo, os alunos trabalharam a coletividade, a leitura, a oralidade, a matemática.
Ccom - Tartarugas do Delta.
Edição: Proparnaiba.com

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BNB pretende investir R$1,2 bilhão em projetos de turismo regional

No período de 2012 a 2015, o Banco do Nordeste prevê investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão, para projetos de fortalecimento do turismo regional. 
Uma parte destes recursos, oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), será destinada a continuidade do apoio do Banco à modernização, ampliação e implantação de equipamentos turísticos. 
Os números serão detalhados pelo presidente da instituição, Jurandir Santiago, durante sua participação na Conferência Internacional em Turismo, que acontece nos próximos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Convenções do Ceará. Ele vai falar sobre o financiamento ao turismo da Região Nordeste e o seu impacto no Desenvolvimento Local, entre outros tópicos. 
“As Estratégias da política do BNB para o Turismo priorizam o desenvolvimento de ações estruturadoras sintonizadas com o Plano Nacional do Turismo”, informa Jurandir Santiago. Segundo ele, o BNB já concedeu apoio financeiro a mais de 82 mil projetos da cadeia do turismo do Nordeste, no período de 1995 a 2011, no âmbito dos programas Prodetur NE I, Prodetur NE II, FNE – Proatur e outras fontes. 
Para Jurandir, a população é a maior beneficiária destes investimentos, uma vez que usufrui de melhores sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como passa a ter mais acesso aos atrativos turísticos, por meio da implantação e melhoramento das rodovias estaduais. 
Ele também destaca a importância da interiorização do turismo, que tanto permite o surgimento de novos destinos, quanto consolida regiões turísticas fora das capitais, a exemplo da Chapada Diamantina e Porto Seguro (BA); Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Praia da Pipa (RN), dentre outrAs. 
A Conferência Internacional em Turismo vai reunir importantes personalidades internacionais vinculadas ao turismo, bem como governadores de vários estados brasileiros, entre outras autoridades nacionais. Estão confirmadas as participações do presidente Mundial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e do secretário geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo.
Com informações do Portalaz.com
Edição: Proparnaiba.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...