sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Comissão Ilha Ativa (CIA) representa o Piauí no II Encontro SESC Povos do Mar

No período de 22 a 26 de agosto, aconteceu em Caucaia-CE,  o II Encontro SESC Povos do Mar: Socialização das práticas e Saberes das Comunidade Litorâneas, e contou com a participação de cerca de 600 pessoas de 20 municípios do Ceará, representados por 86 comunidades da região.

O evento foi promovido pela Colônia Ecológica SESC – Iparana e teve por objetivo promover a visibilidade e a valorização das comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, quilombolas e etnias indíginas do litoral cearense.
Segundo os organizadores, a ideia foi propor uma imersão em identidades culturais e territoriais que permeiam o imaginário e o cotidiano das comunidades litorâneas, buscando conferir novos significados ao ver, ser e estar no mundo.
O encontro foi composto por uma vasta programação, com oficinas, tendas temáticas, rodas de conversa, apresentações culturais, além de espaços para visitação, como o Centro de Reabilitação de Mamíferos Aquáticos (AQUASIS); Fazendinha, um espaço que reproduz uma tradicional casa sertaneja; Projeto SESC Horto Medicinal e Trilhas Ecológicas de Iparana.
Representando o Piauí, a Comissão Ilha Ativa (CIA), participou das ações por meio de palestra, exposição de banners e material didático, apresentando aos visitantes e participantes os trabalhos desenvolvidos pela ONG na região da APA Delta do Parnaíba, como o Projeto Tartarugas do Delta, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, Gestão de Pesca nos rios Timonha e Ubatuba, Projeto Resex Cajuí e Ciranda da Cidadania.
A participação em um evento grandioso como este foi muito válido, pois podemos compartilhar nossas experiências, conhecer os trabalhos em desenvolvimento por outras instituições que envolvem várias áreas, como social, cultural, meio ambiente e sustentabilidade. Além do mais, este é um momento de fortalecer e valorizar a cultura deste povo, disse o técnico da CIA, Fiorenzo Bonetta.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...