sábado, 29 de setembro de 2012

Tartarugas do Delta articula Comissão de Educação Ambiental em Barra Grande


No dia 19 de setembro a Comissão Ilha Ativa (CIA), por meio do Projeto Tartarugas do Delta participou de uma reunião com docentes do município de Cajueiro da Praia (PI), para articulação da Comissão de Educação Ambiental do Polo II, localizado em Barra Grande.
No encontro, professores e funcionários das escolas da região (Unidade Escolar José Adrião, Escola Arlindo Sampaio e Escola Maria) discutiram sobre a articulação dos representantes da Comissão até o presente momento. Para isso, os membros da Comissão foram apresentados, bem como o quadro de planejamento a ser realizado pelos professores, enfatizando a importância da participação de todos os presentes.
“Com essa visita verificamos que as escolas desejam realizar as ações dentro do contexto da sala de aula, fazendo com que todos os funcionários falem a mesma linguagem. Nesse semestre trabalharemos a temática lixo, visto que a comunidade de Barra Grande está se organizando para essa sensibilização, inclusive com colocação do lixo em lugar adequado”, disse Francinalda Rocha, coordenadora do Projeto Tartarugas do Delta.
Ainda neste dia, a Unidade Escolar José Adrião realizou um encontro entre pais e mestres para uma reflexão de como devem ser as atitudes da comunidade em relação lixo e ao cuidado com o ambiente local.
Segundo os professores, o encontro com os pais foi positivo, pois muitas vezes os estudantes não conseguem repassar para os familiares os conceitos de proteção ao ambiente. Além disso, puderam entender a importância dessas temáticas, participando com sugestões e opiniões.
A sensibilização em relação à problemática ambiental deve ter início a partir do cidadão, que repassa para família, que por sua vez, para seus vizinhos e assim envolve toda comunidade. Com isso ficou claro que o compromisso e responsabilidade não é somente institucional (escola e prefeitura), mas de cada cidadão.
No final da reunião foi realizado convite para que os pais entendessem na prática qual o compromisso socioambiental de cada pessoa por meio da participação na limpeza de praia, realizado pelo Projeto Tartarugas do Delta, a ser realizada no próximo dia 19 de outubro.
“Ficamos felizes que apareceram voluntários da comunidade para participar dessa atividade. Isso é sempre positivo, pois conseguimos sensibilizar a população, por meio da participação e conversas sobre a importância do nosso ambiente, onde cada pessoa faz sua parte”, disse Fiorenzo Bonetta.
Segundo Francinalda Rocha, durante uma visita da equipe para realização da limpeza de praia em Barra Grande e Barrinha, foi observado que as principais ruas e as praias dessa região se encontram limpas. Entretanto ainda são observados lixos espalhados em algumas ruelas, terrenos baldios, salgados e gamboas. Com isso, verifica-se a necessidade do mutirão de limpeza, partindo dos moradores para que todos possam se envolver na atividade.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...