sábado, 31 de março de 2012

Eletrobras terá nova agência de atendimento ao público

Foto/Proparnaiba
Os clientes da Eletrobras Distribuição Piauí terão, a partir do próximo dia 2 de abril, mais um local de atendimento em Parnaíba. Isso porque, nessa data, a concessionária de energia elétrica abrirá uma agência no Espaço da Cidadania, localizado na Avenida Presidente Vargas, 299, Centro.

Na nova agência de atendimento de Parnaíba, serão disponibilizados os serviços de pedido de ligação nova; religação; emissão de 2º via; parcelamento de débitos dentre outros serviços comerciais.

Instalada em um local estratégico, próximo a bancos e ao centro comercial da cidade, a agência beneficiará tanto parnaibanos quanto os consumidores do vizinho município de Ilha Grande. “Vai melhorar muito nosso atendimento, porque nos possibilitará atender consumidores de outros municípios, diminuindo a demanda na agência da sede da empresa, por onde passam em média 150 consumidores diariamente”, ressalta a líder do processo de Serviços Comerciais da Regional Norte, Yara Lira.

A agência da Eletrobras Distribuição Piauí no Espaço da Cidadania, em Parnaíba, funcionará das 7h30 às 13h30. Já a unidade localizada na Avenida São Bernardo, 580, bairro São Francisco, mantém o atendimento de 8h as 17h.

Informações ProParnaíba

ILHA GRANDE - A PÉROLA DO DELTA

Esta para ser impresso um romance de autoria do advogado parnaibano Luiz Gonzaga Raposo Mazulo. A obra tem quase 400 paginas.
O romance é inspirado no Delta do Rio Panaíba e suas mais de setenta ilhas, sempre em renovação. No início temos a formação dos Morros da Mariana com a chegada há muitos anos de dona Mariana e sua família, que fugiam da seca no Ceará a procura de um lugar para sobreviver.
Depois da formação dos Morros da Mariana chega de Fortaleza um médico recem-formado que implanta uma moderna clínica nas imediações do Ginásio São Luiz Gonzaga. Vem casado com a sofisticada Maria Teresa e termina se relacionando com uma bela moça dos Morros da Mariana, a Norminha. Norminha engravida do médico Gustavo e nasce o Álvaro José, o Alvinho, o principal personagem. Avinho e o padre Giúlio, pároco dos Morros, dão um passeio na cidade eterna, Roma, e nas suas imediações e, no retorno, recebem uma grande festa. Interessante, sem dúvida,o entrosamento deles com os habitantes do lugar
O romance se desenvolve no Delta do Parnaíba com as idas e vindas dos personagens, envolvendo-se com a paisagem belíssima de dunas, matas, rios, mares, riachos, lagos, e a passarada. São quase quatrocentas páginas de aventuras, encantamentos, sofisticação, e muito, muito romance.
Vale a pena ler e acompanhar os personagens pelas belezas mágicas encontradas no Delta do Parnaíba.


Edição Blog do Pessoa

As Sete Novas Maravilhas do Piauí: Delta do Parnaíba




PROMOÇÃO: Venda do Tambaqui para Semana Santa, somente a R$ 5 reais o Kl

Maiores informações, nos telefones citados acima, tratar com Gustavo. Venda direta ao consumidor e ao distribuidor.
 Vista parcial da fazenda de criadouros onde os tambaquis são produzidos, localizado na localidade Barro Vermelho, Ilha Grande do Piauí.
Imagem do satélite (Google Imagens) dos viveiros onde os tambaquis são criados e exportados para Europa ocidental e oriental.
Fonte/portaldocatita.blogspot.com

sexta-feira, 30 de março de 2012

Passeio de avião permite visão Panorâmica do Delta do Parnaíba


O Delta do Parnaíba, na divisa do Piauí com o Maranhão, é para ser conhecido de avião e de barco. São suas viagens complementares. Na viagem de avião se pode conhecer o delta que se forma quando o rio Parnaíba desemboca no Oceano Atlântico. 
O rio e os igarapés vão formando desenhos ao contornar as ilhas, o mangue e a vegetação.
São curvas inusitadas, Ilhas formando figuras como cabeças de pássaros, coração, florestas virgens, pescadores e catadores de caranguejo se movimentando em canoas e barcos com camisas de mangas longas para proteção contra os penetrantes e fortes raios de sol presentes durante todo o ano.
No passeio aéreo fica claro quando o rio Parnaíba, que separa o Piauí do Maranhão, desemboca no Oceano Atlântico. As águas do rio Parnaíba chegam no Delta com uma cor amarela e doce e as águas do Oceano Atlântico são de um azul profundo. Até que as águas se misturem, essa união não é pacífica e calma. Durante a união das águas surgem ondas e marolas e quando não estão efetivamente misturadas ficam salobras e de um tom acizentado ou de um azul brando.
A visão panorâmica do Delta do Parnaíba é de um paraíso ainda intocado pela ação humana, um ecossistema , que tem ainda influência da vegetação amazônica.
Esta visão panorâmica permite ver que o Delta do Parnaíba possui 73 ilhas e tem o formato de um triângulo. Essa é a forma do delta, a quarta letra do alfabeto grego.
O que torna o Delta do Parnaíba é o de ser o único do mundo em mar aberto.
A foz do rio Parnaíba, em forma de delta, que se divide em cinco ramificações ou braços.
Existem outros rios com foz em forma de delta.É o caso do Mississipi, nos Estados Unidos, que tem a forma de delta, mas deságua em mar fechado, no Golfo do México.
São os casos de outros rios com o da foz do rio Nilo, na África, e a do Mekong, na Ásia.
Os demais rios oceânicos desembocam direto no mar e, a exemplo do Rio Amazonas, formam estuários e não têm o formato de delta.
Um dos pioneiros na oferta de pacotes turísticos para o Delta, Edilson Morais Brito, disse que o Delta do Parnaíba foi descoberto, em 1571, pelo português Nicolau de Resende, que foi salvo do naufrágio pelos índios tremembés, com quem ficou 16 anos tentando resgatar a carga, que dizia ser valiosa.
Para se conhecer melhor as belezas do Delta do Parnaíba o passeio do barco ou lancha é fundamental.
Os passeios são iniciados no Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande, do litoral do Piauí, pela manhã e ocorre no final do entardecer, depois de uma viagem de 12 quilômetros de ida e 12 quilômetros de volta da foz do Parnaíba.
O Porto dos Tatus já é uma atração porque os pescadores levam para o local caranguejos, que são vendidos para atravessadores abastecerem o mercado do Piauí e do Ceará, peixes e mariscos. Os caranguejos são vendidos amarrados em cordas feitas de palha de palmeira e os mariscos levados em grandes baldes.
O passeio começa com o barco entrando nos igarapés, que são braços estreitos dos rios cercados por grandes árvores, plantas aquáticas como a aninga, que tem uma bela flor parecida com o antúrio, e protege da erosão as margens do rio Parnaíba, e o mangue. As raízes do mangue são respiratórias e ficam expostas formando um belo arranjo vegetal, formando um emaranhado de raízes.
Nas margens dos igarapés podem ser vistos iguanas se escondendo na vegetação; jacarés; macacos; caranguejos que ficam na lama em busca de alimentos; e muitos pássaros que dão voos rasantes.
Adriano Cardoso dos Santos, guia turístico,disse que o Igarapé dos Periquitos, um dos primeiros visitados durante a viagem até a foz do Parnaíba, tem plantas como o jiquiri, habitat dos camaleões.
“Os caranguejos saem para se alimentar nas margens do igarapé”, declarou Adriano Cardoso dos Santos, de 21 anos, filho de catadores de caranguejos, atividade que começou com dez anos de idade.
As dunas ao longo do Delta do Parnaíba é um espetáculo a parte. Entre as dunas, sempre com areias se movendo de um lado para o outro, ficam águas das chuvas que adquirem cores verde e azul.
A vida é abundante nas dunas. São nas Dunas do Delta, no lado do Piauí, onde vive a corujinha do Delta, que fica em cima das dunas ou sobre sambaquis,locais onde os antigos povos do Delta morava e onde são encontrados muitas cascas de mariscos e pedaços de cerâmica.
A coruja fêmea põe seus ovos e fica de prontidão acompanhando o nascimento e crescimento de seus filhos. Se percebe que os filhotes podem ser ameaçados, a coruja chega a fazer voos rasantes para atacar as pessoas.
Nas dunas na Bacia dos Potros, lagoas se formam entre as grandes concentrações de areia. É um conjunto de dunas que guarda muita semelhança com as do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
As dunas, formadas na região em que as águas do rio Parnaíba se encontram com o Oceano Atlântico, chegam a atingir 40 metros de altura.
Na Bacia dos Potros as lagoas que se formam entre as dunas têm grande extensão e ao lado das dunas fica o oceano Atlântico, com suas calmas ondas na região.
Quando a maré baixa, os siris tomam conta de águas límpidas para se alimentar e esperar a nova enchente das marés.
Durante a viagem, é possível ver mangue vermelho que teve seus galhos e tronco deitados nos igarapés impedindo a passagem dos barcos.
Por toda a viagem, muitas árvores ficam no meio das águas que correm pelos igarapés, onde ficam os pescadores em suas canoas usando redes, linha e tarrafas para pegar os peixes garantindo a proteína para suas famílias e também para vender.
O delta do rio Parnaíba parece o desenho da palma da mão porque é dividido em cinco canais, que desembocam no Oceano Atlântico por cinco bocas.
As cinco bocas do Delta do Parnaíba, no sentido oeste leste, são as barras chamadas Tutóia , Melâncieira ou Carrapato, Caju, Canárias, no lado do Maranhão e a barra do rio Igaraçu, que desemboca no município piauiense de Luis Correia, próximo ao porto marítimo de Amarração, que ainda está em construção.
A área total do Delta do Parnaíba é estimada em 2.700 quilômetros quadrados. Distribuída de forma retangular, a área tem 90 quilômetros por 30 quilômetros de largura, onde estão os igarapés, os mangues e as ilhas.
Entre as 73 ilhas do Delta do Parnaíba estão as ilhas Grande do Paulino, Caju, Canárias e Santa Isabel, ocupam cerca de 80 mil e são dezesseis vezes maiores que a zona urbana de Teresina. Estima se que 35% do Delta do Parnaíba estão em território piauiense. Os outros 65%, no Maranhão.
O portal do Delta do Parnaíba (345 km de Teresina) fica no Piauí pelas cidades de Parnaíba e Ilha Grande.
Nos igarapés, tinguás, garças. mergulhões, outras aves e borboletas azuis e pintadas passam com grande freqüência.
Na Bacia das Canárias, onde ocorre o encontro das águas do rio Parnaíba com o Oceano Atlântico, existe uma ilha muito habitada e que tem três pousadas. No final da tarde, os pescadores começam a chegar após um longo dia de trabalho e deixam suas canoas na praia até o dia seguinte, quando repetirão a luta pela sobrevivência no Delta do Parnaíba.
Pescadoras do Delta do Parnaíba usam celulares e jovem casal se beija durante a pesca
Pouco antes de pescar um baiacu bola, que incha quando tocado na barriga, que possui veneno em glândula e é peixe muito caro e raro no Japão, a pescadora Maria Odelita contou que leva em seu barco, compartilhado pelas irmãs Maria de Jesus Nascimento e Conceição do Nascimento, telefone celular e rádio para não ficarem sem comunicação enquanto pescam em uma boca do rio Parnaíba, onde são pescados peixes da água doce e de água salgada.
“Somos chiques, não ficamos sem informação e estamos ligadas às nossas casas”, afirmou Conceição Nascimento, que tinha acabado de pescar com anzol e linha um pacamão, que tem uma aparência terrível, mas que tem compradores.
“Eu não como pacamão, mas a gente vende fácil para outras pessoas”, disse Conceição Nascimento. “Eu como o pacamão . Ele é muito bom no leite de coco”, falou Maria Odelita.
Duas das pescadoras são aposentadas, mas Maria de Jesus, apesar de ter a idade certa para aposentadoria não conseguiu o benefício por não ter contribuído para a Colônia de Pesca.
“Nós aprendemos a pescar com os nossos pais. Eu me aposentei, mas vou continuar pescando para ajudar nas nossas despesas”, falou Conceição Nascimento.
O trio de pescadoras consegui pescar mandi, pacamão e vários bagres.
Não é uma vida fácil. Maria Odelita se feriu quando foi abrir a garganta do baiacu para retirar a sua linha e anzol que o peixe tinha engolido.
No Delta do Parnaíba muitas são as mulheres pescadoras, que trabalham sozinhas ou acompanham seus maridos durante a pesca ficando na proa, mas também pescando.
“Fui eu quem pescou a arraia”, falou, orgulhosa,a pescadora Rosilene do Nascimento, que acompanha o marido Francisco das Chagas na pesca feita em uma canoa.
“Estamos conseguindo pegar alguns peixes. A arraia que eu pesquei será preparada com leite de coco. A gente tira o couro, corta a arraia em pedaços e faz com leite de coco. É uma comida muito gostosa”, falou Rosilene do Nascimento, que teve 14 filhos com o marido, Francisco das Chagas.
É comum que os casais pesquem juntos em canoas no Delta do Parnaíba
O casal Antônio Luís, de 19 anos, e Josiane Ferreira Sousa, de 21 anos, também trabalha junto em uma canoa.
Ela disse que não consegue pescar robalo e corvina,
Josiane Ferreira diz que em vez de ficar em casa resolveu pescar com Antônio Luis e ajudá-lo.
“Aprendemos a pescar com os nossos pais. E estou sempre aqui para ajudar na canoa, mas também eu pesco”, falou Josiane Ferreira.
”O vento judia muito e ela (Josiane Ferreira) fica na proa para dar equilíbrio à canoa, Estamos sempre juntos, na casa e no rio”, falou Antônio Luis
Para demonstrar que continuam apaixonados em casa e na pesca, Antônio Luis tirou o chapéu e deu um longo e apaixonado beijo em Josiane Ferreira.
Os pescadores do Delta do Parnaíba estão diversificando suas atividades,
Vicente de Paula, o Paulão do Passarinho, ganha dinheiro, vendendo ostras que cultiva nas águas do Delta do Parnaíba.
Ele vende por R$ 10 uma dúzia de ostras, que cultiva na frente de sua casa em tanques, no povoado Passarinho.
A enfermeira do PSF (Programa Saúde da Família) Lina Márcia trabalhava no Rio de Janeiro e resolveu se mudar para trabalhar no mesmo programa do governo federal na Ilha das Canárias, no Delta do Parnaíba,
Gostou tanto que se aposentou e continua morando na Ilha das Canárias e abriu uma pousada com restaurante.
“Estou feliz. Meu filho também veio e se casou com uma nativa e ganhei um neto, o Miguel Costa Keydit”,falou Lina Márcia.
Meionorte.com
Edição: Proparnaiba.com

APA do Delta do Parnaíba promoveu I Reunião do Conselho Consultivo


Imagem: Proparnaiba
Na manhã desta quinta-feira (29), foi realizado em um dos auditórios do Hotel Delta, em Parnaíba, a I Reunião do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba.

O objetivo do encontro foi realizar a capacitação dos conselheiros e gestores municipais que estão inseridos na Apa em como obter recursos para a instalação de aterros sanitários, tal capacitação será ministrada por técnicos da FUNASA de Teresina

De acordo com Analista Ambiental da APA, Silmara Erthal, nas ultimas reuniões, foi analisada a questão do lixo nos municípios que compõe a Área de Proteção Ambiental, tendo como preocupação o espaço onde os resíduos são despejados, já que os locais que são utilizados ainda são inapropriados, como os lixões de céu aberto, outra ponto a ser revisto é o acúmulo de lixo nas vias de acesso a cidade.
Segundo ela, a ideia do grupo de ação é tentar minimizar os impasses que são causados pela indisposição irregular dos resíduos sólidos dos municípios.

Tacyane Machado e Eudes Rocha para o Proparnaiba.com

Semana Santa





PROGRAMAÇÃO
 RAMOS (01/04/2012) Domingo

MATRIZ: Missa e benção dos Ramos às 19h30min

SANTA ISABEL: Procissão e benção dos Ramos saindo da residência do senhor Nonato ate a igreja de Santa Isabel onde teremos a Celebração.

 CEIA DO SENHOR (05/04/2012) quinta-feira

MATRIZ: Missa as 20h00min

SANTA ISABEL: Missa as 18h00min em seguida Vigília

 PAIXÃO DE CRISTO (06/04/2012) sexta-feira

MATRIZ:

 Via-sacra saindo da comunidade Cal as 06h00min

 Procissão do Senhor morto e liturgia da Paixão de Cristo as 15h00min

SANTA ISABEL: Via-sacra as 16h00min, saindo do Campo do Treze (setor Vinde Vede), após liturgia da Paixão de Cristo.

 VIGÍLIA PASCAL (07/04/2012) Sábado

MATRIZ: Vigília Pascal às 21h30min

SANTA ISABEL: Vigília Pascal às 18h30min

 PÁSCOA (08/04/2012) Domingo

MATRIZ:

 Missa da Ressurreição as 08h00min

 Missa da Ressurreição às 19h30min

SANTA ISABEL: Missa da Ressurreição as 18h00min
Fonte/paroquiansdaconceicao.blogspot.com

Recuperação da malha viária do litoral piauiense custará 4,9 mi


O PAC Engenharia vai receber R$ 4,9 milhões para conservar estradas que dão acesso as principais prais  do litoral piauiense. 
O Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER-PI) divulgou o nome da empresa vencedora que vai receber os recursos  para fazer a manutenção das rodovias do litoral.
 
A vencedora é a empresa PAC Engenharia, com a proposta de R$ 4.891,270,17. Os serviços serão direcionados às seguintes Rodovias: PI-116, Trecho: Entre BR 402 (Camurupim)/Luis Correia; PI-315, Trecho: Entre PI-116/ Macapá; De Ligação, Trecho: Entr. BR-343/ Lagoa do Portinho; PI-301, Trecho: Entre BR- 402 / Cajueiro da Praia; PI-302, Trecho: Entre PI -301 / Barra Grande; PI-303, Trecho Entre BR-343 / Bom Princípio do Piauí e PI-116, Trecho: Ponte do Rio Igaraçu / Pedra do Sal; Sub Trecho: Entre PI - 116 (Km 09) / Ilha Grande, no total de 120,70Km de extensão.
 
Ascom
Edição: Proparnaiba.com

Falta quase tudo”: Conjunto habitacional faz um ano sem infraestrutura em Ilha Grande


“Falta quase tudo”: Conjunto habitacional faz um ano sem infraestrutura em Ilha Grande

Cidade de Ilha Grande - PI 
Sem água, sem posto de saúde, sem luz, sem calçamento, sem praça...

O Conjunto Habitacional Vida Nova (Defesa Civil) na cidade de Ilha Grande foi inaugurado em Março de 2011 sem nenhuma infraestrutura básica para abrigar os seus moradores.

Por isso os moradores do citado conjunto habitacional realizarão nesta sexta-feira, 30 de março de 2012, às 16h, um protesto “comemorando” tal data.

Na ocasião irá ser cantado os parabéns e festejado o aniversário, que apesar de estarem com um teto, ainda não puderam ter o seu sonho realizado, o de ter uma moradia digna.

Acesso343

Programa Expedições - TV BRASIL


Programa Expedições - TV BRASIL

No Expedições (TV BRASIL), uma aventura pela região de dunas costeiras, típicas do nordeste brasileiro, desde o Delta do Parnaíba, no Piauí; até os Lençóis Maranhenses, no Maranhão.



Paula Saldanha e Roberto Werneck documentam o fenômeno das areias que são lançadas ao mar no Delta e, depois, levadas pelos ventos, para formar o mar de dunas dos pequenos lençóis e dos Lençóis Maranhenses.
Nessa viagem à região do Delta do Parnaíba aos Lençóis Maranhenses, formada de cerca de 35% de área no Piauí e 65% no Maranhão, Expedições mostra a natureza exuberante e a riqueza cultural do litoral dois estados. O programa estampa ao público a fartura de peixes, os ninhais de garças e guarás vermelhos; macacos que catam e comem caranguejos do mangue; comunidades isoladas, catadores de caranguejo e pescadores artesanais. Sem falar do artesanato de palha de carnaúba; e a famosa renda do Delta do Parnaíba. Uma viagem fascinante, seguindo o caminho dos ventos alísios, nesse litoral do nordeste brasileiro.

Comissão Ilha Ativa recebe título de Utilidade Pública


A Câmara Municipal de Ilha Grande aprovou, ontem(28/mar/12), projeto de Lei do vereador Edmar "O Sargento", que concede a Comissão Ilha Ativa o título de Utilidade Pública.
A Comissão Ilha Ativa é uma ONG fundada em 21/04/2006, com atuação na APA do Delta, que nasceu no município de Ilha Grande – PI a partir de um desejo de um grupo de lutar pela participação da população frente às questões políticas e administrativas, discutir e propor soluções aos problemas do local com o objetivo principal de assegurar condições econômicas, sociais, culturais e ambientais satisfatórias ao desenvolvimento sustentável da região de atuação. 


A CIA estará também realizando dia 01 de abril de 2012, um evento fechado para lançamento da cartilha: Sociobiodiversidade da Ilha Grande de Santa Isabel – Um olhar da comunidade local visando à reserva extrativista Cajuí, elaborada a partir do projeto “Sensibilização das comunidades para o uso sustentável dos recursos naturais da Ilha Grande de Santa Isabel”, financiado pela Fundação SOS Mata Atlântica. 
Esta cartilha trará o levantamento realizado pela equipe técnica da CIA junto a 15 comunidades da Ilha Grande de Santa Isabel com informação dos principais recursos naturais utilizados para alimentação e comercialização, e com o intuito de mostrar a importância da conservação do ambiente, dos recursos naturais e do modo de vida destas comunidades, visando um desenvolvimento local realizado pelas comunidades.

Fonte/edmarcidadaniaemmovimento.blogspot.com

quinta-feira, 29 de março de 2012

CONJUNTO HABITACIONAL FAZ 01 ANO SEM INFRAESTRUTURA


CONJUNTO HABITACIONAL FAZ 01 ANO SEM INFRAESTRUTURA

SEM ÁGUA, SEM POSTO DE SAÚDE, SEM LUZ, SEM CALÇAMENTO, SEM PRAÇA etc...

O CONJUNTO HABITACIONAL VIDA NOVA (Defesa Civil) foi inaugurado em Março de 2011 SEM nehuma infreestrutura básica para abrigar os seus moradores.

Por isso os moradores do Conjunto habitacional juntamente com o vereador Edmar "O Sargento", estarão fazendo um protesto, "Comemorando" tal data.

Na ocasião irá ser cantado os parabéns e festejado o aniversário dos SEM, que apesar de estarem COM TETO, ainda não puderam ter o seu SONHO REALIZADO: O de ter uma moradia, embora modesta, DIGNA

Conselho Consultivo da APA Delta do Parnaíba se reúne neste dia 29



No dia 29 de março às 8h30 no Hotel Delta acontece a I Reunião do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, do corrente ano que tem como objetivo, realizar a capacitação dos conselheiros e gestores municipais que estão inseridos na APA.
A pauta é voltada em informar como obter recursos para a instalação de aterros sanitários, tal capacitação é ministrada por técnicos da FUNASA de Teresina. Além dessa atividade os conselheiros também, discutirão as ações do conselho que estão sendo realizadas, com o foco de desenvolver ações efetivas com relação a problemática ambiental do lixo dentro da unidade de conservação.
Histórico do Conselho
Em 2006 foi iniciado o processo para compor o Conselho Consultivo da APA Delta do Parnaíba, já ocorreram reuniões de sensibilização (Oficinas) junto aos municípios do Ceará (Barroquinha e Chaval), do Piauí (Cajueiro da Praia, Luis Correia, Parnaíba e Ilha Grande), do Maranhão em 2 etapas, a primeira ocorreu em Araioses e Água Doce e a outra em Tutóia/Paulino Neves.
Em 2007, foram realizadas as 4 Plenárias Estaduais e o Seminário Final onde foram indicados os nomes dos conselheiros, restando apenas a instalação do Conselho Consultivo que é composto por representantes da sociedade civil e poder publico dos 3 Estados.
Em 2009, houve uma reformulação do Conselho Consultivo e desde então ocorrem 3 reuniões ao ano para discutir os assuntos da gestão da Unidade de Conservação.
Da Criação e Localização da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba
A APA Delta do Parnaíba foi criada através de Decreto Presidencial S/N° em 28 de agosto de 1996, com área de 313.809 ha, localizada na zona costeira dos Municípios de Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba, no Piauí; Araioses, Água Doce, Tutóia e Paulino Neves, no Maranhão; Chaval e Barroquinha, no Ceará totalizando 10 municípios entre os Estados do PI, CE e MA.  (figura 1 e 2, tabela 1).
Objetivos:
Gerais:
- Proteger a diversidade biológica;
- Disciplinar o processo de ocupação;
- Assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Específicos:
- Proteger os deltas dos rios Parnaíba, Timonha e Ubatuba, com sua fauna, flora e complexo dunar;
- Proteger remanescentes de mata aluvial;
- Proteger os recursos hídricos;
- Melhorar a qualidade de vida das populações residentes, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais;
-Fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental;
-Preservar as culturas e as tradições locais.
Da Base Legal:
A legislação que estabelece os critérios e normas para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação (UC) é o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei n° 9985, de 18/07/00). O Decreto n° 4340 (22/08/02), que regulamenta o SNUC, institui as normas de gestão, entre elas a instalação do Conselho Consultivo (no caso de APA) e a formulação do Plano de Manejo que irão balizar a gestão do uso sustentável da UC.
Das Ações de Fiscalização e Monitoramento Ambiental:
- Defeso do caranguejo;
- Defeso do camarão;
- Pesca predatória;
- Caça;
- Desmatamento e queimadas;
- Carcinicultura.
Das Ações de Educação Ambiental:
- Capacitação do Conselho Consultivo;
- Processo participativo para construção de propostas acordo de pesca no estuário do Timonha e Ubatuba
- Elaboração do Plano de Manejo Participativo do Recurso Caranguejo-uçá
Da Pesquisa Desenvolvida:
Estão sendo executadas atualmente diversas pesquisas no interior da UC por parceiros, entre elas, o monitoramento da população de peixe-boi marinho no estuário dos rios Timonha e Ubatuba (Base do CMA/ICMBio), o monitoramento da atividade das desovas de tartarugas marinhas (Projeto Tartarugas do Delta), entre outras.
Do Licenciamento Ambiental:
O licenciamento ambiental de atividades potencialmente poluidoras segue os dispostos na Lei Complementar 140/11 e Resolução CONAMA nº 428, sendo necessária a Autorização do ICMBio nos processos de Licenciamento Ambiental conduzido pelos órgãos licenciadores (IBAMA e OEMA’s – Órgãos Estaduais de Meio Ambiente).
Da Estrutura Física e Pessoal:
O quadro pessoal da APA conta atualmente com duas analistas ambientais, dessa maneira, faz-se necessário a vinda de novos técnicos para se juntar a equipe de trabalho.
O ICMBio conta com sede própria junto a Coordenação Regional em Parnaíba. Além da estrutura física, dependemos para algumas atividades a disponibilização de embarcação do Escritório Regional do IBAMA em Parnaíba nos trabalhos no Delta do Parnaíba, o qual dificulta grandemente a realização das ações programadas da APA.
Edição e foto: Proparnaiba.com

quarta-feira, 28 de março de 2012

Colisão de moto com animal,deixa professor ferido no Barro Vermelho


Colisão de moto com animal,deixa professor ferido no Barro Vermelho

Por volta das 23h30 de ontem (27) uma colisão moto com animal, deixou ferido o professor Francisco Wellington Ribeiro Oliveira, 26 anos, residente à Rua da Independência, nº 203 bairro Nova Parnaíba. O acidente aconteceu na rodovia estadual que liga Ilha Grande de Santa Isabel ao município de Ilha Grande-PI na comunidade Barro Vermelho. O professor pilotava sua moto Biz, cor vermelha, de placa NHV-5464 - Parnaíba, colidindo em um jumento que se encontrava no meio da pista. A vítima foi socorrida pelo SAMU e conduzida para o Pronto Socorro Estadual Dirceu Arcoverde. Segundo moradores da Ilha Grande de Santa Isabel, é grande o número de animais circulando pelas estradas que cortam aquela comunidade, causando acidentes. Eles acreditam que esses animais, cavalos e jumentos estão sendo abandonados pelos donos, na Ilha Grande de Santa Isabel.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...