segunda-feira, 30 de abril de 2012

Acessibilidade municipal.




     No dia 11 de outubro de 2008, Alex Lauriano Alves da Silva, em homenagem ao Dia do Deficiente Físico, sentiu na pele o que é ser mudo e paraplégico, neste município. (Assista ao vídeo acima).

"Eu nunca imaginei que seria tão difícil percorrer um trajeto de 2 km. São inúmeros os obstáculos e sempre necessito de ajuda de terceiros. Aos munícipes de Ilha Grande-PI sou muito grato pois consegui perceber o tamanho do carinho e sensibilidade em ajudar o próximo, sem falar no esforço para tentar entender o que o mudo não pode dizer." Pondera Alex Lauriano. 

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

"Não é a quantidade de pessoas deficientes numa cidade que deve ser o parâmetro para executar obras com acessibilidade. E independentemente de ser uma cidade turística, Ilha Grande-PI, deveria ser toda ela acessível para todos." Enfatiza Alex Lauriano. 

Lei da Acessibilidade existente desde 2004 expõe que o Poder Público é o ator mais importante pela promoção de acessibilidade. 

Arquitetura e urbanismo.

Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso.

A orientação do PR Ilha Grande-PI é que os vereadores regulamente e faça as alterações pertinentes na Lei Orgânica Municipal acerca da acessibilidade. Além de orientar o Poder executivo na execução de suas obras e principalmente que as licitações se preocupem com o tema.

Observamos que na Gestão da Prefeita Joana D'arc houve uma preocupação na implementação da acessibilidade arquitetônica e urbanística, mas nos do PR Ilha Grande-PI acreditamos que o CONADE-TE (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência - Teresina-PI) não aprovaria as rampas construídas e a ausências de acessibilidade nos órgãos públicos. 

Além disso o art. 10 § 2º da Lei da Acessibilidade explicita que: "Para a aprovação ou licenciamento ou emissão de certificado de conclusão de projeto arquitetônico ou urbanístico deverá ser atestado o atendimento às regras de acessibilidade previstas nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT [...]"


Podemos visualizar que faltam muitos itens que garantam em sua excelência a acessibilidade.

Sabendo que o acesso não é apenas para pessoas com deficiência, mas também para idosos, gestantes e crianças. Na sequência de fotos: Entrada principal da Prefeitura e entrada da Câmara Municipal, Rampa construída na Praça Nossa Senhora da Conceição, construções localizados no Centro.

domingo, 29 de abril de 2012

Oficina Projeto Palavra de Criança Ilha Grande

palavra de criança
Iniciaram no dia 16 de abril as atividades do Programa Palavra de Criança no município de Ilha Grande, que possui como eixos de trabalho: a gestão da alfabetização; a formação de professores do 1º, 2º e 3º ano; trabalho com as famílias dos alunos; avaliação do processo de alfabetização e certificação dos alunos, das escolas e do município pelo Instituto Probem e Unicef, caso os alunos do 3º ano atinjam 70% de rendimento na avaliação que será aplicada em novembro de 2012. O objetivo é garantir que as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa. Os treinamentos com os docentes ocorrerão quinzenalmente, por equipe de formadores da Secretaria de Educação, com uma parte teórica e outra com oficinas de estratégias a serem implementadas nas aulas. 
Publicado por: Regina Neris 
Fonte: Kessiane Ribeiro

ASSALTO A MÃO ARMADA



Por volta das 20h40min desta sexta-feira, 27 de abril, uma dupla de motoqueiros provocou pânico no bairro Baixão, em Ilha Grande-PI, realizando um assalto a mão armada.
Enquanto um grupo de amigos estava reunido próximo a praça do bairro, os assaltantes pilotando uma moto chegaram e anunciaram o assalto. A vítima, que teve a moto roubada, não esboçou reação, pois os criminosos estavam portando arma de fogo e apontaram em direção ao jovem.
O reconhecimento dos assaltantes ficou dificultado por conta do uso de capacetes na hora do ocorrido. A vítima de imediato procurou a polícia para tentar reaver o porte de seu veículo, uma moto fan 125 de cor vermelha.
As últimas informações dão conta  de que há poucas pistas a respeito do paradeiro dos ladrões com a moto.


PRECEDENTES NA CIDADE
Não é a primeira vez que um assalto a mão armada ocorre em Ilha Grande.
Apesar de ser uma cidade com aproximadamente 10 mil habitantes, meses atrás a agência do Bradesco e  uma empresa local tiveram valores em dinheiro usurpados.
Há pouco tempo, enquanto uma mulher falava ao celular, teve o mesmo retirado de suas mãos por assaltantes. Sem citar os roubos em mercearias.
É válido lembrar que, apesar de existir uma delegacia em Ilha Grande, o efetivo policial disponível é insuficiente, assim como a disponibilidade de veículos para possíveis rondas na cidade.

Enquanto isso, o medo começa a tingir o semblante da população local.


E diante das últimas ocorrências, cabe a pergunta: ATÉ QUANDO??  
Fonte/cunhajs.blogspot.com.br      

Participe você também!!!


Para você que quer louvar a DEUS de uma maneira diferente...
Fonte/blogjbpjovem.blogspot.com.br

sábado, 28 de abril de 2012

Tia Moça Inaugura Restaurante Delícia de Caranguejo



Foto/Gilson Andrade
Galinha caipira ao molho pardo com pirão de parede,arroz branco,salada verde,carne de gado assado na panela,carneiro no leite de coco,porco assado no forno,peixe,casquinha de caranguejo,bolo de peixe,carne de sol,torta de caranguejo,nos finais de semana panelada.
Aberto de terça à domingo das 7:00 da manhã ás 22:00 horas.
Informações/(086)3323-0024
Estrada para os Tatus no posto de gasolina.

Inaugurada Nova Agência de Passeios ao Delta do Parnaiba



Agência Antares passeios ao Delta do Parnaiba,tradição e qualidade,visite-nos.
Localizada no porto dos Tatus.
Fotos/Gilson Andrade

Restaurante Recanto dos Pássaros(Ilha das Canárias)


Ilha das Canárias,Delta do Parnaiba.
Reservas(086)9977-4411/9991-0657-Sr.Osvaldo
Fotos/Gilson Andrade

Oito mil casas serão construídas no Piauí, Ilha Grande serão quarenta


CASA PRÓPRIA: Oito mil famílias vão ser beneficiadas pelo Minha Casa Minha Vida 2 no Piauí. No município de Ilha Grande serão 40 novas casas.

O Governo Federal vai construir mais de oito mil casas, em 217 cidades com menos de 50 mil habitantes no Piauí. As moradias fazem parte da segunda etapa do programa Minha Casa Minha Vida.  Entre as cidades selecionadas estão Ilha Grande, Boa hora e Campo Maior. Um dos critérios para a escolha dos beneficiados é a renda mensal familiar de até mil e seiscentos reais, como explica a presidenta Dilma Rousseff.

"Atendido o critério de renda de até R$ 1.600,00, a prioridade será para as mães que são chefes de família ou o pai, quando for o caso, que ele tiver a guarda dos filhos. Também nós vamos dar preferência aos moradores de área de risco, pessoas que moram em beira de córregos, em áreas que podem ter desmoronamento; e também às pessoas com deficiência. A casa não deve ser vista como patrimônio de uma pessoa, mas, sim, como patrimônio de uma família. É lá que as pessoas se sentem abrigadas, protegidas e acolhidas.’ disse a presidenta Dilma Rousseff.

Ao todo, mais de dois mil e quinhentos municípios foram selecionados para participar dessa seleção do programa. Os investimentos do Governo Federal chegam a quase três bilhões de reais. Para cada moradia, o governo vai participar com 25 mil reais de subsídio, que é a ajuda para as famílias terem acesso à casa própria. Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a parceria com municípios e os estados possui contrapartidas que facilitam a execução da obra. Além disso, ela afirma que em breve o governo vai selecionar mais municípios pequenos.

"Na maior parte dos casos, a contrapartida é o terreno, em um numero menor de casos há uma complementação nos recursos. Queria só complementar que isso faz parte da meta do Minha Casa Minha Vida 2, portanto dentro dos 120 bilhões de reais previstos. Essa é a primeira metade das 220 mil unidades previstas para essa faixa de renda para municípios menores do que 50 mil habitantes. E vamos fazer então uma segunda não sei se nesse segundo semestre ou no primeiro semestre do ano que vem",  disse a ministra do Planejamento – Miriam Belchior.

No município de Ilha Grande vão ser construídas 40 casas. A prefeita Joana D'arc Ribeiro fala do papel social do programa. "O programa Minha Casa Minha Vida no nosso município, ele veio em um momento muito bom, muito especial, é extremamente importante para os nossos municípios, para as nossas famílias que não tinham casa própria, e que hoje é uma realidade, que nesse momento vai atender as famílias de baixa renda e que precisavam de ter uma moradia digna e de qualidade."  Prefeita de Ilha Grande – Joana D'arc Ribeiro.

Para participar do Programa Minha Casa Minha Vida, o interessado deve procurar a prefeitura do município. O programa foi lançado em 2009 e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Até agora, mais de um milhão e meio de unidades já foram contratadas, sendo que mais da metade foi construída.

Edição: Jornal da Parnaíba | Reportagem, Anderson Conrado

Relembrando o Carnaval 2012.


Longe de comparações com os grandes eventos de outros lugares, mas o CARNAVAL EM ILHA GRANDE também foi bastante animado, principalmente por conta dos blocos de rua. Tirando a falta de aparelhagem de som condizente com a quantidade de pessoas presentes, o importante foi que animação não faltou nos foliões. 
Bloco dos Carinhosos // Foto: Andrea Alves
Bloco dos Carinhosos // Foto: Andrea Alves


Bloco dos Lisos // Foto: Paula Prado

Bloco dos lisos // Foto: Andrea Alves
Bloco dos Lisos // Foto: Jessé Cunha 
Bloco dos Lisos // Foto: Jessé Cunha
Bloco dos Lisos // Foto: Jessé Cunha
Bloco dos Lisos // Foto: Jessé Cunha
Bloco dos Lisos // Foto: Jessé Cunha
Bloco dos Lisos // Foto: Jessé Cunha
Bloco dos Lisos // Foto: Jessé Cunha
              O já tradicional “bloco dos lisos” arrastou uma multidão na segunda-feira de carnaval desde o Porto dos Tatus até a praça Nossa Senhora da Conceição. E foi um percurso perfeito pra muita meladeira com goma, sprays e muita alegria. E não faltaram fantasias de diferentes estilos e temas. As mais comuns ficaram por conta dos tradicionais homens vestidos de mulher, máscaras e cabeleiras bem coloridas. E teve o sósia do Crô, da Janete e de outros personagens de sucesso dos programas de TV... Além de outras caracterizações bem ilárias.
A novidade desse ano se deu pela utilização por algumas pessoas de abadas acompanhando o bloco dos lisos, alem de realizarem seus próprios arrastões. Os blocos “Os Vips” e “Tô na Vibe” também fizeram a folia domingo, segunda e terça e deram um toque a mais na festa de momo na cidade portal do Delta do Rio Parnaiba. 

Bloco "Os Vips" // Foto: Paula Prado
Abadá "Os Vips"  Foto: Kelly Vaz
Bloco "Tô na Vibe."  Foto: Silvano Sales 
Bloco "Tô na Vibe."  Foto: Andrea Alves
Concentração na terça de carnaval, no Baixão.
Foto: Yasmin Araújo

Na terça e último dia oficial do carnaval brasileiro, foi a vez do arrastão dos carinhosos fazerem a alegria dos foliões, na avenida Martins Ribeiro. 
Fechando assim com chave de ouro o carnaval em Ilha Grande.
Fonte/cunhajs.blogspot.com.br

Tartarugas do Delta realiza limpeza de praia e soltura de filhotes


Através de iniciativa do Projeto Tartarugas do Delta foi realizada atividade de Educação Ambiental com participação das associações de moradores das praias do Coqueiro e Arrombado, juntamente com professores e alunos da 6ª série da Escola Carmosina Rocha, localizada no Coqueiro da Praia.
O trabalho de Educação Ambiental teve início com a soltura de 139 filhotes de tartarugas de pente na manhã desta sexta-feira, dia 27. Em seguida a comunidade executou um mutirão de limpeza de orla marítima na praia do Arrombado em Luís Correia, litoral do Piauí.
A ação patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobrás Ambiental, reuniu cerca de 70 pessoas que recolheram de forma seletiva e catalogada o lixo que estava em um trecho de cinco quilômetros de praia. O material recolhido foi vendido para uma recicladora local e o dinheiro foi doado para a Escola Carmosina Rocha.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do Tartarugas do Delta, Francinalda Rocha, a limpeza de praia será uma das principais atividades de mobilização comunitária do projeto neste ano no intuito de chamar a responsabilidade do cuidado com a praia também para os próprios moradores.
- Ao longo do ano, a limpeza de praia será realizada nos quatros municípios que compõem a área de abrangência do trabalho do Tartarugas do Delta que são, além de Luís Correia, Parnaíba, Cajueiro da Praia e Ilha Grande do Piauí – explicou a bióloga Francinalda Rocha.


Ccom: Tartarugas do Delta.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sorveteria e Lanchonete Barros

Sorveteria Barros.No porto dos Tatus.Na compra de 50 picolés.cedemos o carrinho.
Fotos/Gilson Andrade

Educação de qualidade e inclusão em Ilha Grande

Educação de qualidade e inclusão em Ilha Grande

foto encontro brasiliaA preocupação com desenvolvimento educacional das crianças do município levou a secretária municipal de educação de Ilha Grande, professora Glória Santos participou em Brasília de uma capacitação para os coordenadores de correção de fluxo do programa Acelera Brasil e Se Liga Ambos do instituto Ayrton Sena. O objetivo do programa é contribuir para que o aluno consiga em um ano, alcançar o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do ensino fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade.
Fonte/Regina Néris 180graus.com/ilhagrande

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Projeto prevê seguro-defeso para catadores de caranguejo e mariscos


Catador de Caranguejo no Delta do Parnaíba
(Foto: Moraes Brito)

No período do defeso, pescadores recebem o seguro desemprego, mas uma grande quantidade de pessoas fica sem alternativa de renda.  Trata-se de profissionais que trabalham no reparo de redes e embarcações, ou que capturam ou coletam caranguejos e mariscos. O relatório do deputado federal Laércio Oliveira, ao PL 7.139/2010, que visa estender o seguro-defeso para essas pessoas foi aprovado na Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público.

Em seu texto, o parlamentar afirmou que o pescador profissional e o que exerce sua atividade de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar sem contratação de terceiros, respeitando o período da proibição da pesca, faz jus ao seguro-desemprego. “No Ceará, por exemplo, esse benefício é concedido no período de defeso da lagosta e das espécies de piracema”, informou.

“Mas os trabalhadores que exercem atividades assemelhadas aos pescadores sofrem com a falta de trabalho no período do defeso. Essas famílias encontram-se, hoje, desamparadas, abandonadas a própria sorte durante todo o período do defeso, o que as levam, muitas vezes, a realizar a coleta e o comércio ilegal”, argumentou o deputado.

A decretação de períodos de defeso da atividade pesqueira é uma providência necessária à proteção das espécies e o seguro desemprego, concedido ao pescador artesanal nos termos da Lei 10.779, de 25 de novembro de 2003, constitui direito desses trabalhadores a condições dignas de sobrevivência no decurso desses períodos. 

Redação: Jornal da Parnaíba / Por Carla Passos

Partido dos Trabalhadores promove encontro

O PT(Partido dos Trabalhadores)realizou um pequeno encontro na noite de sábado(21/04)no Centro Social Rural em pauta as eleições 2012.
Durante o encontro ficou definido que o partido fará um novo encontro dentro de um mês de sairam todas as candidaturas.Nesse encontro apenas Maria da Guia lançou sua pré-candidatura.
"O PT não abre mão de ser cabeça de chapa,isso não quer dizer que nós não possamos conversar com outros partidos",finalizou Magno Brito,presidente do PT.
Fotos/Gilson Andrade

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...