segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

BioMade atende ocorrência de baleia encalhada na Praia da Pedra do Sal

Na manhã de hoje (09) a equipe do projeto Biomade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental atendeu a uma ocorrência de um mamífero marinho conhecido popularmente como baleia cachalote (Physeter macrocephalus). Trata-se do encalhe de um juvenil com 6,5 m de comprimento, encontrado morto na praia da Pedra do Sal, Parnaíba- PI.

A cachalote é um animal de grande porte que pode atingir 15 ou 18 metros de comprimento quando adulto. Esta espécie é facilmente reconhecida pelo formato da cabeça retangular que corresponde cerca de 30% do comprimento do corpo do animal.


Ao chegar no local da ocorrência, a equipe iniciou os procedimentos biométricos necessários, coletando amostras e repassando maiores informações sobre essa espécie em particular, para interessados e curiosos que estavam presentes no local.

Solicitando apoio logístico e maquinário da Cortez Engenharia, a equipe conseguiu remover e enterrar o animal, evitando a decomposição a céu aberto, situação que poderia trazer problemas de saúde para a comunidade e turistas daquele local.

“Infelizmente este é o segundo encalhe com animais desta espécie neste ano na área do Delta do Parnaíba, o primeiro aconteceu em Paulino Neves – MA e tratava-se de um animal adulto” afirmou Mario Neto coordenador do Projeto Biomade.

O encalhe de animais ocorre principalmente quando estão doentes, com infecções, podem estar intoxicados, desorientados ou até mesmo fugindo de predadores.

A cachalote pode ser encontrada nos oceanos, principalmente em regiões oceânicas com grandes profundidades, porém em certos locais onde a quebra da plataforma é muito próxima do continente, são avistadas próximas da região costeira.

A baleia cachalote (Physeter macrocephalus) na verdade é o maior dos golfinhos. O nome de Baleia antes de Cachalote é usado popularmente devido ao tamanho que este animal pode alcançar quando em fase adulta. Entretanto, este animal pertence a ordem dos cetáceos e segundo sua sistemática de classificação pertence a subordem dos Odontocetos, animais que possuem dentes e apenas um orifício respiratório.

Edição do Jornal da Parnaíba
Coordenação de Comunicação/Instituto Tartarugas do Delta - Projeto Biomade

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...