segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Aniversariando


Registramos com muito carinho o aniversário de Daiana Sales . Na elevação deste dia o blog Voz de Ilha Grande deseja a você um  feliz aniversário. Que todos os sonhos sejam realizados e todos os desejos alcançados.

Parabéns um feliz aniversário, com muita saúde, felicidades, prosperidade, e vitórias. Que Deus proteja sempre você!

A comunidade do Labino realiza Festa à São Francisco na Ilha Grande



A comunidade do Labino (Paróquia Nossa Senhora da Conceição), tem a honra em convidar os devotos e Fiéis para participar do novenário em Honra ao Santo padroeiro São Francisco de Assis.

Que a exemplo de São Francisco, sejamos verdadeiros missionários na partilha de Fé.
Desde já agradecemos a participação de Todos e que São Francisco nos abençoe e nos proteja sempre.
De 04 a 13 de Outubro de 2013
Contamos com sua presença !

Fonte/ilhacatolicasantaisabel.blogspot.com

Nicolau de Resende foi o primeiro a registrar a descoberta do Delta do Parnaíba

Nicolau Resende
Visto de cima, o encontro do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico lembra um quebra- cabeça gigante: bastam imaginar que cada peça seja uma de suas 73 ilhas. Embaixo, é preciso decifrar os caminhos das águas para navegar com segurança, não se perder nos igarapés e evitar encalhar em um banco de areia. O aviso faz sentido. Os mais remotos relatos dessa região, ainda selvagem, devem-se ao português Nicolau de Resende, salvo de um naufrágio pelos índios tabajaras em 1571.

Além da cordialidade da tribo, Resende deixou registrada em suas anotações a descoberta de um acidente hidrográfico raro: a foz do Parnaíba, na forma de delta (a Quarta grega, representada por um triângulo), que se divide em cinco ramificações ou braços e dá origem ao único delta em mar aberto. A foz do Mississipi, rio que nasce em território americano, também tem a forma de delta, mas ocorre em mar fechado: no Golfo do México. Outros que se assemelham ao do Parnaíba são a foz do Rio Nilo, na África, e a do Mekong, na Ásia. Os demais rios oceânicos desembocam direto no mar e, a exemplo do Rio Amazonas, formam estuários – que é outro tipo de foz, mais estreita.

Nicolau de Rezende, navegante que descobriu o Delta do Rio Parnaíba por volta do século XV e que teria sido primeiro homem civilizado a percorrer os caminhos do delta. Em 1571, perseguido por piratas, o português Nicolau de Resende aventurou-se escapar entrando em um igarapé do delta. Fugiu dos seus perseguidores, mas encalhou na maré baixa. Nunca mais sua caravela flutuou. Pesada, levava um rico carregamento em ouro. Nicolau sobreviveu porque fez amizade com os índios tremembés, da nação tapuia, habilidosos nadadores e pescadores que habitavam a região. Por 16 anos tentou em vão resgatar seu tesouro. A perda, segundo ele, lhe fez descobrir um outro tesouro ainda maior: o próprio delta do rio Parnaíba.

O mapa do Delta do rio Parnaíba parece o desenho da palma da mão: o rio se divide em cinco dedos, e suas águas desembocam no oceano por meio dessas cinco bocas.

As cinco bocas do Delta do Parnaíba, no sentido oeste – leste, são barras chamadas Tutóia , Melâncieira ou Carrapato, Caju – todas maranhenses, a barra das Canárias (entre o Piauí e Maranhão) e por fim a barra do Rio Igaraçu, que desemboca no município piauiense de Luís Correia, próximo ao Porto Marítimo de Amarração – com prazo incerto para ser concluído.

A área total do delta é estimada em 2700 quilômetros quadrados. Distribuída de forma retangular, tem 90 quilômetros de base – a orla – por 30 quilômetros de largura, onde estão os igarapés, os mangues e as ilhas. No pantanal mato- grossense, 230 000 quilômetros quadrados, cabem 85 deltas do Rio Parnaíba. As 73 ilhas, entre elas as ilhas Grande do Paulino, Caju, Canárias e Santa Isabel, ocupam cerca de 80 000 hectares e são dezesseis vezes maiores que a zona urbana de Teresina. Estima –se que 35% do delta estão em território piauiense. Os outros 65%, no maranhão.

As dunas, formadas na região em que as águas do Rio Parnaíba se encontram com o Oceano Atlântico, chegam a atingir 40 metros de altura. Esta é uma das surpreendentes paisagens do conjunto, considerado “uma obra de arte da natureza”, e que começa a atrair turistas de todo os países. A base de apoio para os visitantes é o município de Parnaíba, a 360 quilômetros de Teresina

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

domingo, 29 de setembro de 2013

Liga Desportiva de Ilha Grande


Boa tarde galera!!
VIII CAMPEONATO DE FUTEBOL DA LIGA DESPORTIVA DE ILHA GRANDE-LDIG
ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO: Liga Desportiva de Ilha Grande-LDIG
APOIO: Prefeitura Municipal de Ilha Grande, Departamento de Esporte e lazer

Resultado da primeira rodada
Ontem sábado dia 28/09/2013 no campo do C.S.R.
CHAVE "A"
SÃO VICENTE 1 X 1 VASCO DAS BATATAS

HOJE DOMINGO VALENDO PELA CHAVE "B" NO CAMPO DO C.S.R. DE MORROS ÁS 15+45HS.
GAROTOS X SÃO MIGUEL

NO CAMPO DO CARRAPICHO NO CAL ÁS 15:45HS
BOTAFOGO X AJAX

POR TANTO GALERA DOIS JOGOS...
TODO MUNDO LÁ!"!!!!!!!!!!!!!!!!!

Festejo de Santa Isabel começa dia 26 de Outubro á 5 de Novembro de 2013

                 Santa Isabel, Mãe e Rainha da Ilha Grande.

Em Outubro começa o Festejo de Santa Isabel, TEMA: Santa Isabel na Vivência de Fé. Dia 26 de Outubro á 5 de Novembro de 2013.
Aguarde.


Fonte/ilhacatolicasantaisabel.blogspot.com

Festa


05 de Outubro no Clube o Bebé no Labino

Projeto Biomade em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos


 Nesta tarde de sábado (28), o projeto Biomade em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH/Coca-cola, Associação de Barraqueiros, Associação Comunitária da praia da Pedra do Sal, professores e alunos do Colégio CEMTI Polivalente realizaram a limpeza de praia na Comunidade da Pedra do Sal. Esta é uma das ações de educação ambiental realizada pelo projeto Biomade, uma realização do Instituto Tartarugas do Delta patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Um dos resultados positivos desse trabalho de educação ambiental foi à iniciativa da Direção da Escola CEMTI Polivalente que está desenvolvendo um projeto educativo Limpeza de praia é com a gente, cuidando do meio Ambiente, viemos com o objetivo de comemorar o dia mundial da limpeza de praia além de despertar o interesse individual das pessoas em cuidar do meio e motiva-las a manter seu local de lazer sempre limpo, relata a professora Alice Meireles.

Fotos Mourão Neto
Texto Ascom

Clikes da festa de volta ao passado IIII

Festa dos Plays

Dia 05 de outubro no Clube do Marreca no Cal.
Realização/Rasga Baleia Produções. 

DESFILE 7 DE SETEMBRO

Festejos de São Miguel Arcanjo


 Altar das imagens... De acordo com informação de um morador antigo, este altar foi doado pela Igreja Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça de Parnaíba.
Padre Vittorio distribuindo a Sagrada Comunhão. 
Fiéis na procissão para receber a Sagrada Eucaristia...
Fiéis devotos de São Miguel...
A última noite teve a presença de muitos fiéis vindos de outras comunidades e de outras paróquias da cidade de Parnaíba..

Em Capela de São Miguel Arcanjo - Canto do Igarapé - Ilha Grande - Piauí.
Em Capela de São Miguel Arcanjo - Canto do Igarapé - Ilha Grande - Piauí.
Fotos da última noite do festejo em honra a São Miguel Arcanjo que é padroeiro da comunidade Canto do Igarapé da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Ilha Grande - PI. A comunidade Canto do Igarapé tem a capela mais antiga da Ilha...

Aniversariando


Registramos com muito carinho o aniversário de Larice Oliveira . Na elevação deste dia o blog Voz de Ilha Grande deseja a você um  feliz aniversário. Que todos os sonhos sejam realizados e todos os desejos alcançados.

Parabéns um feliz aniversário, com muita saúde, felicidades, prosperidade, e vitórias. Que Deus proteja sempre você!

Wellington defende formação de chapa para 2014 apenas em abril

O senador Wellington Dias (PT) comentou nesta sexta feira (27) que a formação da chapa que concorrerá às eleições de 2014 só deve ser formada em abril. Dias compareceu ao seminário piauiense para discussão do estatuto da pessoa com deficiência.
Durante o evento, Wellington declarou que o PT procurou o PTB e o PP para tentar fugir do isolamento político e viabilizar a chapa que concorrerá no ano que vem. O PT estadual volta a ter o comando de Regina Sousa, a presidente que levou o partido a conquistar o governo do Estado no primeiro mandato de Wellington.
Apesar de adiar para abril a decisão sobre a chapa, Wellington afirmou que o nome que disputará o Senado deve ser o de João Vicente Claudino (PTB), numa tentativa de reeleição.
“Acredito que somente depois de abril a gente vai ter a definição sobre a finalização de uma chapa. Sei que fica toda essa angústia. Esse ano, a minha vontade é trabalhar pelo Piauí. Aqui no Piauí, num dado momento, houve risco de isolamento numa estratégia que foi montada. Procuramos o PTB e firmamos o posicionamento de estarmos juntos e ele se coloca como pré-candidato ao Senado, junto com o senador Ciro e outros partidos. A principal estratégia é buscar o povo”, declarou.
Fonte: Cidade Verde

sábado, 28 de setembro de 2013

NOTÍCIA DE ILHA GRANDE

* Demissão de Cleide Alves da secretaria de saúde repercute em Ilha Grande e Parnaíba



* O secretário de Saúde Paulo Rogério demitiu sem motivo justificado a sua fiel seguidora Cleide Alves.
* A suplente de vereadora é muito querida na cidade de Ilha Grande e Parnaíba e muitas pessoas ficaram  triste com a ação traidora do ex prefeito e atual secretário de saúde.

Fonte/Portal do Junnior

Jogos do Final de Semana do VII Marianense


Olha ai galera, neste final de semana temos mais um jogão pelo sétimo marianense de futsal é o duelo entre Paulista x Barcelona, nesse confronto o vencedor garantirá o primeiro lugar na chave, mas antes no sábado teremos a disputa pelo quarto lugar,dessa vez estarão em quadra Didiê x Delta,o perdedor desse confronto ira jogar no Labino contra o Internacional pelas oitavas de final, não perca essa grande jogada do marianense 2013. É mais uma realização da associação dos moradores dos morros da mariana, em parceria com a liga desportiva de ilha grande e tem o apoio patrocinal da Prefeitura Municipal de Ilha Grande através do Departamento de esportes.

Fonte/marianense2012.blogspot.com

Vende-se

Festejo de Santa Isabel que se realizará no período '' 26 de Outubro a 05 de Novembro de 2013



A Comunidade de Santa Isabel convida Vossa Senhoria e família para participarem de Peregrinação nos setores que se realizará no período 21 a 25 de Outubro de 2013 com o Tema: Com Santa Isabel na Vivência de Fé.

                       Peregrinação nos Setores

21 de Outubro ( Segunda-feira ): Setor Alto da Igreja Nossa Senhora do Livramento e Santa Isabel).
22 de Outubro ( Terça-feira ): Setor Vinde Vede (Nossa Senhora de Fátima ).
23 de Outubro ( Quarta-feira ): Setor Sagrada Família ( Nossa Senhora de Lourdes ).
24 de Outubro ( Quinta-feira): Setor Nossa Senhora de Fátima.
25 de Outubro ( Sexta-feira ): Setor Nossa Senhora Aparecida.

Conselho Comunitário de Santa Isabel,Pastoral da Comunicação de Santa Isabel e Padre Vittório Ferrari.

Fonte/ilhacatolicasantaisabel.blogspot.com

Festejos de São Francisco de Assis

MOBILIZAÇÕES EM TORNO DA ESCOLA INFANTIL JOÃO SEVERO NA PEDRA DO SAL

Obras da construção da estrada  para acesso ao novo parque eólico na Pedra do Sal passa em frente a Escola Infantil João Severo. Equipe das empresas CORTEZ  e OMEGA sinalizando área para instalação da BIBLIOSESC na escola.














Fonte/escolainfantiljoaoseveropedradosal.blogspot.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...