terça-feira, 22 de abril de 2014

Casa projetada por Gerson Castelo Branco integra a paisagem da praia de Pedra do Sal

Turismo - Datada de 1986, a Casa da Pedra do Sal está localizada sobre uma formação rochosa de frente para o mar, na Ilha Grande de Santa Isabel, a maior ilha do Delta do rio Parnaíba. O parnaibano Gerson Castelo Branco elegeu materiais naturais como a Carnaúba, laje de castelo e talo de Babaçu, resgatando a forma típica das cabanas locais. O projeto foi pensado para possibilitar intervenções durante sua construção. Tanto os materiais como o local onde a casa foi implantada foram primordiais para este projeto.

Defensor da identidade brasileira e das raízes nordestinas na arquitetura e decoração, Gerson Castelo Branco demonstra isso claramente neste projeto, com uma casa que contempla e respeita a natureza, aproveitando a abundante insolação e a ventilação, dentro do estilo que ele denominou Paraqueira. A casa foi destaque na revista Anual Designer.

O emprego das formas geométricas da asa-delta que também se assemelham a dobraduras de papel ou origamis e os desenhos diferenciados dos fechamentos que lembram estrelas do mar são destaques da construção.

Para delimitar a área dos quartos, Gerson Castelo Branco utilizou alvenaria portante de tijolos que funciona como uma proteção contra os ventos fortes da região. Já a área social é bem arejada, construída em painéis de Carnaúba preenchidos com pedras e rochas extraídas no local. A madeira é utilizada principalmente como sustentação do piso superior e cobertura.

Mais fotos:





Da redação do Jornal da Parnaíba | Fonte: Agência Delta de Notícias
Fotos: Kaki Afonso e Gerson Castelo Branco.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...