terça-feira, 8 de abril de 2014

CIA lança o projeto APA Viva em Comunidade de Ilha Grande

Na noite do último dia 29, a CIA juntamente com a Associação de Marisqueiros e Marisqueiras de Ilha Grande, promoveram o lançamento do Projeto APA VIVA, na Praça São Pedro naquela localidade. O projeto, que recebe o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica por meio do programa Costa Atlântica, objetiva fortalecer a Unidade de Conservação (UC) junto aos moradores da APA Delta do Parnaíba ao promover uma reflexão para a proteção da sociobiodiversidade local por meio de ações de Educação Ambiental.
DSC_0012
O evento contou com a participação da comunidade, que se envolveu entoando cantigas de rodas e resgatando histórias do tempo de criança. Já as crianças se alegravam em ouvir parentes e vizinhos contando a história de Ilha Grande.
Um dos instrumentos de discussão para esse fortalecimento dos grupos da UC é o Cine Educação. Na ocasião foi apresentado o documentário: “Na pesca e na luta – mulheres construindo seus direitos.” Após a exibição do mesmo, a bióloga da CIA, Ana Brandão, mediou a fala dos participantes. As marisqueiras ressaltaram a diferença do papel da mulher na sociedade, ontem e hoje; e descreveram a mulher como alguém forte, que enfrenta as lutas do dia a dia em casa e fora dela.
Após a apresentação do documentário, o turismólogo, Luciano Galeno lançou o projeto, apresentando as ações e atividades que serão executadas no município de Ilha Grande. O técnico demonstrou que o sucesso do projeto depende diretamente da participação da comunidade a fim de que haja um fortalecimento da mesma, favorecendo a autogestão dos grupos organizados.
A coordenadora técnica do projeto, Francinalda Rocha, agradece todo o apoio dado pela Associação dos Marisqueiros e Marisqueiras de Ilha Grande e conta que esta relação de parceria se fortaleça ao longo do desenvolvimento das atividades.

logo

DSC_0056

DSC_0053

DSC_0019
DSC_0090
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...