terça-feira, 22 de abril de 2014

IV CURUC: Congresso Nacional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba

O curso de Turismo da UFPI Campus de Parnaíba realiza entre os dias 14 e 16 de maio o IV Congresso Nacional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba (CORUC), sob orientação da professora Msc Simone Cristina Putrick em parceria com a Mega Turismo e Eventos. 
O Congresso visa analisar e debater as atividades presentes nas Unidades de Conservação (UC´s) e tem como temática "Territórios e Comunidades" e quatro eixos temáticos para submissão de trabalhos em duas modalidades apresentação oral e exposição em pôster, sendo estes: Redes de Empreendimentos Solidários; Território, Turismo e Meio Ambiente; Unidades de Conservação, Políticas Públicas e Gestão; Pesca Artesanal e Sustentabilidade Ambiental.

Os objetivos do evento são:
  • Abordar e fortalecer o planejamento e a gestão territorial das Unidades de Conservação Federais, Estaduais e Municipais, aliado a pratica turísticas para o desenvolvimento e divulgação das UC’s;
  • Incentivar a atividade turística de forma integrada a comunidade para fortalecer  a  diversidade  dos saberes,  fazeres  e  do  conhecimento tradicional no processo de desenvolvimento;
  • Fortalecer  e  consolidar  a  rede  de  articulação  entre  comunidades pesqueiras,  o  extrativismo  da cera  da  carnaúba  e  o  município,  que proporcione  e  melhore  as  trocas  de  informações, as condições  e  a qualidade de trabalhos das famílias envolvidas através da pesca artesanal nas   redes   de empreendimentos solidários.
A edição 2014 do CORUC é voltado para profissionais, técnicos, cientistas, estudantes, pessoas ligadas a órgãos governamentais, instituições sem fins lucrativos, centros de estudos, universidades, empresas públicas e privadas e as mais diversas áreas interessadas. São esperados mais de 500 participantes, meta já alcançada no III CORUC, realizado no ano de 2013.

Em sua quarta edição, o evento abrange diversos estados do nordeste, dentre os quais se destacam Piauí, Ceará e Maranhão, que juntos englobam quatro unidades de conservação, a saber: APA Delta do Parnaíba (PI), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE) e Parque Nacional de Ubajara (CE).

Seminário Redes Solidárias na Pesca Artesanal
Durante o IV Coruc ocorre também o "Seminário Redes Solidárias na Pesca Artesanal", que contará com a participação de todos os Campus da UFPI. O propósito é debater aspectos relacionados à pesca artesanal em suas múltiplas dimensões, com foco nas redes de articulação solidárias.

O Seminário é voltado a pescadores artesanais, aquicultores familiares, educadores populares, técnicos ligados a trabalhos com pesca e aquicultura familiar, representantes de entidades de apoio técnico governamentais e não governamentais, estudantes e professores universitários, representantes do poder público das três esferas, entre outros.

Jornalistas de turismo que atuam em jornais, revistas, sites, e em assessorias de imprensa de órgãos públicos e empresas do setor de turismo virão a Parnaíba cobrir a IV Edição do Congresso Nacional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba - CORUC, o segundo maior evento do Brasil sobre unidades de Conservação.

O evento acontecerá nos dias 14 a 16 de maio de 2014 e terá cobertura feita para vários veículos de comunicação ligados ao turismo. Na programação haverá ainda uma mesa redonda com o tema: Comunicação e Turismo: Estratégia de Marketing e Desenvolvimento, que contará com a participação de Márcio Felipe da Rocha e Silva, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET no Piauí.

Para mais informações: http://www.coruc.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...