quarta-feira, 30 de julho de 2014

Pesca Solidária participa do I Piauí Eco Fest em Cajueiro da Praia

A Comissão Ilha Ativa, por meio do Pesca Solidária, que é um Projeto patrocinado pela Petrobras através do Programa Socioambiental, participou como apoiadora do I Piauí Eco Fest: Casamento da peixe-boi com o Cavalo Marinho. O evento foi organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em conjunto com a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia e o Governo do Estado do Piauí.
cs8
A programação do evento foi bastante diversificada e contou com diversos momentos simbólicos da união entre os dois animais símbolos das comunidades envolvidas: dia 24 de julho foi realizado o chá de panela, dia 25 a despedida de solteiro e dia 26 a celebração do casamento, o ponto alto do programa.
De acordo com a organização do evento, o casamento das espécies significa o encontro e união de duas comunidades, representadas pelos noivos animais, na luta pela preservação da biodiversidade da região e o desenvolvimento sustentável. A celebração do casamento se deu pelo encontro de corsos feito por carroças/jumentos enfeitados acompanhados de dois grandes bonecos (noivos) e outros animais (tartarugas, caranguejo, guarás, etc.) para representar a nossa rica biodiversidade.
O casamento aconteceu entre Barra Grande e Cajueiro da Praia, na praia da Barrinha, ao pôr do sol e com a presença de centenas de expectadores, que puderam acompanhar uma celebração divertida e com características da cultura regional. O evento contou com músicas tocadas por uma orquestra de jovens, por batuques do grupo Caju Eco Sustentável (CES), de Cajueiro, e do grupo Arte Lata, de Parnaíba. Estiveram presente no casamento, personagens da cultura como o Boi Bumbá e a Catirina, além de Iemanjá, Rainha do Mar, que declarou a união dos noivos.
O Projeto Pesca Solidária, durante os dias de realização do evento, executou diversas atividades como: oficinas de percussão, cortejos nas ruas de Cajueiro da Praia, campanhas de limpeza, sensibilização para o descarte correto do lixo, apoio no I Torneio de Pesca Esportiva do município, entre outros. Nesses dias também foram entregues folders, camisetas, adesivos, dentre outros materiais produzidos.
Em parceria com o Projeto Limpando o Mundo, realizado pela Aquasis, o Pesca Solidária produziu junto com os Jovens do grupo Caju Eco Sustentável, instrumentos musicais de percussão e o treinamento/ensaio para o uso desses instrumentos. Os jovens puderam mostrar suas habilidades durante os cortejos realizados nas ruas de Cajueiro, no corso que antecedeu o casamento e durante a celebração da união dos noivos.
Segundo Luciano Galeno, técnico de Educação Ambiental, o evento foi de uma importância impar para dar visibilidade à necessidade de aliar o desenvolvimento local com as questões ambientais, e para a implementação de formas de turismo que valorize a cultura e a biodiversidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...