terça-feira, 29 de julho de 2014

Pesca Solidária realiza Cine Educação para a comunidade de Chaval

O Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras atráves do Programa Socioambiental, realizou o Cine Educação, no dia 19 de julho, para a comunidade do município de Chaval, CE. Essa atividade foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e com o apoio de pescadores daquele município.
DSC_0138 copy
O Cine Educação é um espaço de exibição de um determinado filme que trata de situações pertinentes ao contexto social da comunidade visitada, e possibilita a reflexão e discussão dos temas trabalhados; assim, os expectadores refletem sobre os problemas e desafios diários em busca de soluções para tais problemas.
O filme exibido foi o Narradores de Javé, que retrata a história de um povoado que está prestes a ser inundado para a construção de uma enorme usina hidrelétrica. Diante dessa situação, a comunidade retratada se reúne para discutir diversas formas de como resolver o problema, porém, por falta de entendimento e consenso eles não conseguiram obter êxito.
Após o filme, a mediação da discussão foi feita pelo sociólogo Samuel Pires, professor da UFPI em Parnaíba.
Seu Chagas, pescador em Chaval, resumiu: “o interessante do filme foi ver eles correrem atrás de uma organização que não acontece devido à preocupação individual, se tivesse havido uma interação do grupo em prol de um bem comum teria dado certo”. Seu Chagas fez referia ainda, aos pescadores que não têm participação da colônia.
Segundo seu Raimundo, também pescador, a exibição do filme foi boa, pois é através de momentos de reflexão como este que mudanças começam a acontecer; ao fazer referência a problemas locais.
Para Francinalda Rocha, técnica do Projeto, as mudanças têm que começar de dentro para que haja consciência do que é melhor para a comunidade, e não esperar que pessoas de fora se sensibilize com as dificuldades da comunidade. É preciso tornar-se escritor de sua própria história.

DSC_0154 copy
DSC_0136 copy
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...