quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Comunidade da Vazantinha resgata suas memórias por meio de roda griô

No último sábado, dia 1, foi realizado um resgate das histórias e memórias dos moradores da comunidade da Vazantinha, localizada na Ilha Grande de Santa Isabel, Parnaíba, por meio da metodologia da roda griô.
FOTO DA RODA VAZANTINHA 4
A técnica da CIA, Francinalda Rocha, explicou que as Rodas Griô nasceram no continente africano, e que lá os moradores têm o habito de contarem, reconhecerem e valorizarem suas histórias, e com isso são considerados verdadeiros guardiões das memórias do povo. Ela ainda acrescentou que esta roda griô resgata, conhece e busca entender as vivências dos moradores locais e suas relações com a APA Delta do Parnaíba.
Depois dessa explicação, e como muita animação, cada participante se apresentou aos demais e firmaram entre si um laço de união. Cada morador fez sua apresentação cantando a música: “Olá, como vai você… Olá, como vai você… Olá, como vai você… Me chamo Rosângela com muito prazer…”; este momento foi animado e conduzido pela Técnica da CIA, Rosângela Santos.
Em seguida os contadores puderam sentar na cadeira da contação, que estava ornamentada com simbologias como: concha, baú entre outras, fazendo com que fosse recordadas as histórias e memórias dos comunitários. A primeira Contadora foi a Srª Maria Rosário de Souza, que relembrou o ano de 1950, quando as principais atividades realizadas pelos moradores eram a cata do caju, castanhas e outras frutas nativas da região. Outros contadores resgataram que a comunidade da Vazantinha se formou em meados da década de 1920.
Ao final da roda quando perguntados  o que acharam do encontro, os mesmos responderam que foi muito alegre e representou um momento de união dos moradores, pois puderam compartilhar a cultura com muita animação.
Essa atividade de resgate das histórias e memorias é realizada pela Comissão Ilha Ativa, com apoio do SOS Mata Atlântica, por meio do programa Costa Atlântica, nos municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luis Correia e Ilha das Canárias no estado do Maranhão.

FOTO DA RODA VAZANTINHA 5

FOTO DA RODA VAZANTINHA 2

FOTO DA RODA VAZANTINHA 1
FOTO DA RODA VAZANTINHA 6
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...