quarta-feira, 27 de agosto de 2014

PRAIA DA PEDRA DO SAL E SUAS LENDAS


A Praia da Pedra do Sal está situada em uma das ilhas do Delta do Parnaíba, a Ilha Grande de Santa Isabel, na cidade de Parnaíba a 15 quilômetros da sede do município.
O nome Pedra do Sal, seguindo a versão popular, vem das formações de sal nas concavidades das pedras graníticas, em virtude da evaporação das águas salgadas nelas depositadas.
Trata-se de uma praia exuberante que, segundo dados históricos, fora um local frequentemente visitado por navegadores fenícios que aproveitavam sua localização para realizarem experimentos astronômicos e, possivelmente, contatos com seres extraterrestres. Existem em sua costa imensos blocos de pedras lisas que, dizem as lendas, escondem tesouros deixados pelos antigos navegadores. Em meio as pedras localiza-se o farol, inaugurado em 1873. Essas pedras fazem a separação da Praia da Pedra do Sal em duas áreas com aspecto completamente distintos: uma praia (a oeste) com ondas violentas que ao baterem nas pedras propiciam um belíssimo espetáculo da natureza; e outra praia (a leste) de mar calmo e quase sem ondas onde se atracam canoas de pescadores. Sucessivas ressacas das marés vêm ao longo dos anos transformando o contorno da costa da praia, assim como de todo o litoral. 


Disponível em: http://encantosdopiaui.blogspot.com.br/2007/11/praia-da-pedra-do-sal.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...