terça-feira, 19 de agosto de 2014

Projeto APA Viva resgata as histórias e memórias de Canárias

No último sábado, dia 16, foi realizado uma Roda Griô na comunidade de Canárias, município de Araioses, Maranhão. Essa atividade foi realizada pelo Projeto APA VIVA, que tem o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Programa Costa Atlântica.
DSC_0406
A roda griô é uma atividade onde os moradores compartilham suas historias e memórias em um momento de muita alegria, dança e música. Assim aconteceu a roda griô na comunidade de Canárias, onde os moradores chegavam e se integravam na atividade que rememora o passado, de resgate das lembranças de como era a comunidade no início do seu povoamento e das atividades que eram desenvolvidas pelos moradores locais. Nesse ambiente os contadores sentaram na cadeira da contação e viajaram no seu tempo antigo que viveram e vivem na comunidade de Canárias.
Na atividade, houve a presença de 56 comunitários e muitas crianças. Os mais jovens ouvem as histórias e memórias dos mais velhos e tornam possível a preservação da cultura dessa Ilha de Canárias, que é a segunda maior ilha do Delta do Parnaíba.
Ao final, os moradores colocaram que esse tipo de atividade deve ser fortalecido, pois garante a salvaguarda da identidade desses comunitários e firma a valoração dos conhecimentos tradicionais desse povo.

DSC_0378

DSC_0360

DSC_0355

DSC_0346
DSC_0345
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...