segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Coqueiro da Praia festeja suas memórias em roda griô

O projeto APA VIVA, executado pela Comissão Ilha Ativa (CIA) com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica e em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI, campus Ministro Reis Veloso), realizou nessa última sexta feira, 29, uma Roda Griô na comunidade de Coqueiro da Praia, município de Luís Correia, PI.
DSC_0034
Esse encontro teve a participação de 28 pessoas entre crianças, jovens e adultos que sentaram na porta de casa para contar e ouvir histórias desde os primórdio da comunidade de Coqueiro da Praia. Em uma só sintonia todos cantaram, dançaram e sorriram do que de belo há na região.
Os guardiões da memória que se encontravam no local, com destaque para o pescador Antonio da Laura, as comunitárias Jesus Carvalho e a Sra. Djanira Cardoso, rememoraram o tempo que utilizavam água de cacimba, (época em que Coqueiro era conhecido por esse nome), quando a comunidade vivia somente da pesca na presença de muito curral e tinha poucas moradias, sobre o início da produção do artesanato de tapetes de taboa, da presença dos turistas no local, entre outras histórias.
Com a utilização da simbologia dos quatro elementos da natureza: ar, fogo, água e terra, a comunidade refletiu sobre como as ações que realizam estão relacionadas entre si e que por isso é necessário cuidar da relação homem-ambiente, para que possam viver em harmonia.
A coordenadora técnica do projeto, Francinalda Rocha, falou com entusiasmo do que foi vivenciado nessa comunidade e cada vez mais reforça a importância da realização desses momentos para que cada pessoa possa rememorar o que foi vivido e refletir sobres as mudanças que ocorreram na relação que tiveram com o ambiente. E ao mesmo tempo agradece a Associação de Moradores do Coqueiro da Praia pela parceria nas ações.
DSC_0085
DSC_0042
DSC_0026
DSC_0011
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...