sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Projeto APA Viva realiza capacitação para atuação nos clubes da leitura

O Projeto APA Viva, executado pela Comissão Ilha Ativa (CIA) com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, realizou a capacitação para formar multiplicadores que atuarão no Clube da Leitura nos municípios de Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba e Araioses. O evento aconteceu na Universidade Federal do Piauí em Parnaíba, no dia 25 de agosto, e contou com a presença de 31 participantes.
DSC_0099
A equipe técnica responsável pela atividade realizou dinâmicas de apresentação no início do encontro, para provocar a integração dos presentes. Também foi apresentado o Projeto APA Viva, os objetivos da capacitação e exemplos de atividades bem sucedidas do clube da leitura em Coqueiro da Praia, município de Luís Correia. Essa demonstração utilizou vídeos e discussão oral para mostrar os resultados positivos obtidos na relação das crianças e adolescentes com os livros.
Foi ainda realizado a leitura de um livro para análise da sua estrutura narrativa, e com ajuda dos participantes, foram divididas as etapas lógicas que a compõe. Esse processo auxilia no momento da contação de histórias, para que todas as etapas sejam levadas em consideração adequadamente e de forma compreensível para os ouvintes.
Em grupos, os participantes realizaram o planejamento semestral das atividades dos clubes em cada localidade que os implementará.
Foi feita a demonstração no uso de diversos recursos para auxiliar na hora de contar as histórias, além do uso do método do reconto como forma de revisar a narrativa já contada. Assim, os participantes puderam praticar o que aprenderam, através de desafios para contar histórias apenas com o uso do som, do corpo, das mãos ou da expressão facial, de acordo com os grupos montados.
“A capacitação foi essencial para dar os encaminhamentos necessários na implementação dos clubes da leitura e para saber dos multiplicadores como se sentem frente à essa atividade”, declarou Ana Brandão, técnica de Educação Ambiental da CIA.

DSC_0016

DSC_0114

DSC_0218

DSC_0219

DSC_0241

DSC_0249

DSC_0293

DSC_0392

DSC_0408

DSC_0431
DSC_0433
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...