segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Atividade “Tem Mero Aqui” é levada às instituições de ensino no litoral do Piauí

Neste mês de setembro, o projeto Senhor das Pedras – SDP esteve em seis escolas de ensino público dos municípios de Ilha Grande e Parnaíba-PI, onde realizou palestras sobre o mero (E. itajara), um peixe marinho criticamente ameaçado de extinção.
DSC00041
Desde 2013 o Senhor das Pedras, executado pela Comissão Ilha Ativa-CIA e apoiado pelo Grupo Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, desenvolve ações de pesquisa e conservação deste gigante dos mares. Dentre as atividades, a equipe realiza mapeamento da área de ocorrência do mero, mergulhos, acompanhamento de desembarque pesqueiro e educação ambiental.
Na atividade “Tem Mero Aqui”, os biólogos apresentam por meio de palestras, vídeos e material educativo/informativo, diversos aspectos sobre o animal, como as principais características morfológicas, reprodução, alimentação, locais de ocorrência, além das ameaças sofridas.
DSC00061
“A atividade envolve um público diverso, dentre alunos, pescadores, turistas e membros das comunidades da área do projeto. Com isso, proporcionamos um maior conhecimento sobre o peixe e a partir desse momento, passam a entender sobre a necessidade de conservar o animal”, disse Kesley Paiva, coordenadora do projeto.
Segundo a técnica, Aline Carvalho, apenas neste mês foram envolvidas cerca de 260 discentes do ensino fundamental e médio das instituições: Escola Estadual Lima Rebelo, Unidade Escolar Padre Vieira, Escola Municipal Dr. João Silva Filho do município de Parnaíba; e Unidade Escolar Marocas Lima, Escola Municipal Santa Joana D’Arck e Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro de Ilha Grande.
DSC00068
A técnica Nathalya Couto, explica que durante as palestras há grande participação dos alunos. “Para muitos discentes esta é a primeira oportunidade de conhecer um pouco sobre o mero. Para outros, é possível debater sobre a principal ameaça, o homem. Por meio dos vídeos realizados em nossa região, os alunos podem perceber a docilidade, beleza e grandiosidade do animal”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...