sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Pedra do Sal passa por intervenções para ser urbanizada


Foto: Proparnaiba.com
A Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Turismo, apresentou no final da tarde de quinta-feira (02) para proprietários de bares e restaurantes o Projeto de Gestão da Orla Marinha da Praia da Pedra do Sal. A proposta de gestão participativa tem por finalidade viabilizar o Projeto de Urbanização daquela praia. O projeto foi apresentado para os barraqueiros daquela comunidade, na escola João Silva.
Desta forma, a Superintendência de Turismo busca mobilizar diversas instituições e a comunidade local para manutenção dos empreendimentos da orla marítima. A obra consiste na construção de 22 novas barracas padronizadas, acessos com pavimentação poliédrica, área de estacionamento e pátio de manobras, pista de cooper, sistema de destinação de efluentes líquidos e um centro de artesanato.
Mais que a urbanização, será dada ênfase à gestão da orla, através de medidas remediadores, que compreendem a qualificação das pessoas que trabalharão nos novos empreendimentos. Para a manutenção da qualidade do serviço, a Superintendência de Turismo vai dispor da parceria com a Universidade Federal do Piauí, que fará o monitoramento nas questões ambientais, administrativas, turísticas e biológicas.
O SESC será o responsável pela oferta de cursos voltados a arte. Já a Secretaria do Trabalho é responsável pelos cursos do Pronatec a serem ofertados aos barraqueiros e demais envolvidos. A SEDESC fará o acompanhamento psicológico e social da comunidade. Enquanto que o SEBRAE será o responsável pela análise técnica e implementação do Selo de Qualidade e Sustentabilidade em todas as barracas. “Isso vai trazer um grande turismo para nossa praia que vai desenvolver totalmente”, comemorou Fernando Batista dos Santos, presidente da Associação dos Barraqueiros da Pedra do Sal.
Deste modo, a Prefeitura de Parnaíba pretende ampliar a geração de renda, estimular as atividades profissionais, proporcionar qualidade na gestão, desenvolver sócio e economicamente a comunidade da Pedra do Sal pelo espírito empreendedor e a capacidade administrativa. Através deste Projeto de Gestão da Orla Marinha da Praia da Pedra do Sal, a Prefeitura de Parnaíba busca resolver problemas ambientais, socioeconômicos e nos serviços prestados, bem como a poluição sonora e visual.  
Está sendo analisada, pela Superintendência de Turismo e parceiros, a gestão de empreendedorismo nas barracas, a remoção das barracas antigas e o destino a ser dado, quem terá direito as novas barracas, a quem será dado o treinamento, as consultorias, como será o layout, qual o destino das pessoas que não forem contempladas. O superintendente de Turismo Marcos Vinícius afirmou que a intervenção se destina transformação da praia da Pedra do Sal. A previsão para inicio das obras está para o final de 2015, mas as primeiras ações já estão acontecendo.
Daniel Santos para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...