domingo, 19 de outubro de 2014

Senhor das Pedras apresentam a sociobiodiversidade da praia Pedra do Sal a estudantes

Na última quinta-feira, 16, os técnicos dos projetos Senhor das Pedras – SDP, financiado pela Fundação O Boticário, e APA Viva, apoiado pela SOS Mata Atlântica, estiveram no SESC – Centro Educacional de Parnaíba-PI, onde realizaram atividades de educação ambiental com discentes do ensino fundamental daquela instituição de ensino.
DSC_0631
A proposta faz parte do projeto pedagógico “Histórias de Pescadores e suas Lendas” e tinha como objetivo apresentar aos alunos a atividade pesqueira da praia Pedra do Sal (Parnaíba-PI), sua importância para a comunidade, valorização da cultura local e conhecer a biodiversidade da região.
A atividade foi iniciada pela técnica do projeto APA Viva, Francinalda Rocha, que por meio de material educativo, apresentou aos alunos informações sobre a Unidade de Conservação APA Delta do Parnaíba, como a localização da APA e sua importância para fauna e flora da região.
Em seguida, a técnica Aline Carvalho do projeto SDP, ministrou uma palestra sobre o mero (E. itajara), um peixe marinho ameaçado de extinção. “Através de imagens e vídeo, foi apresentado as características morfológicas, reprodução, alimentação, locais de ocorrência e ameaças sofridas por este animal”, comenta Aline.
A ocasião ainda contou com uma roda de discussão, com a participação do pescador e integrante do Senhor das Pedras, Júlio Costa, que apresentou aos alunos diversas amostras biológicas de peixes existentes na região e ainda contou sobre sua relação com o mero quando o pescava. “Eu fui um dos maiores predadores do mero e hoje junto ao projeto defendo esse peixe. Precisamos preservar o mero!”, disse Júlio.
“A sensibilização é fundamental para alcançarmos a preservação do ambiente em que vivemos. É preciso apresentar à comunidade informações sobre diversas temáticas ambientais e ampliar a participação de cada cidadão para o cuidado com o nosso planeta”, finaliza a bióloga Liliana Souza.
DSC_0642
DSC_0595
DSC_0588
DSC_0482

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...