sábado, 22 de novembro de 2014

Diálogos da Pesca é bastante prestigiado em sua abertura oficial


Em clima de descontração, foi realizado na noite desta quinta-feira, dia 20, a abertura oficial do Diálogos da Pesca – II Encontros de Pesca do Timonha e Ubatuba.
O evento aconteceu na beira do mar de Cajueiro da Praia e contou com a presença de pescadores e marisqueiras do estuário da região, bem como de diversas instituições e projetos que serão parte das discussões e debates durante os três dias de atividades.
Estiveram representados na abertura do evento as colônias de pescadores de Cajueiro da Praia, Barroquinha e Chaval, bem como instituições como a Aquasis, UFPI (campus Parnaíba), UESPI (campus Parnaíba), Embrapa Meio-Norte, IFCE (Campus de Acaraú), APA Delta do Parnaíba, UFS, ISA, PAPESCA/SOLTECH/UFRJ, além dos projetos convidados Biomade, TAMAR e De Olho na Água.
Nas falas, a representante do ICMBio, Patrícia Claro, levantou um histórico de toda a mobilização feita com as comunidades pesqueiras da região para que seja realizado o Acordo de Pesca. A presidente da Associação de Pescadores e Marisqueira do Estuário do Timonha e Ubatuba, Claudiana Araújo, mostrou que a entidade a qual preside já é fruto desse empoderamento das comunidades e representa os pescadores das cidade de Cajueiro da Praia (PI), Chaval e Bitupitá (CE).
O coordenador geral do Pesca Solidária, zootecnista Leandro Inakake, apresentou as ações desenvolvidas pelo projeto nas áreas de pesquisa com peixes, água, aves e mamíferos como o peixe-boi, além de ressaltar o trabalho de geração de renda, educação ambiental e da implantação do Acordo de Pesca na região.
O Diálogos da Pesca trata-se de uma iniciativa do Projeto Pesca Solidária, executado pela Comissão Ilha Ativa com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e acontecerá até o dia 22 de novembro no município de Cajueiro da Praia. Palestrantes do Amazonas, Rio de Janeiro, Sergipe, Ceará e Piauí darão suas contribuição em diversos temas relacionados às comunidades produtivas e suas organizações.
SOBRE O DIÁLOGOS DA PESCA:
O II Encontros de Pesca do Timonha e Ubatuba se caracteriza como um evento técnico-cultural, com foco na troca de conhecimentos científicos e tradicionais, por meio da participação de pescadores, marisqueiras, estudantes e pesquisadores.
De acordo com a programação, haverá oficinas teóricas e práticas relacionadas a temas socioambientais e atividades de pesca; discussões e troca de experiências sobre organização social, acordo de pesca e territórios pesqueiros, limpeza de praia, trilhas ecológicas, exposições, além de espaços de confraternização.
PROGRAMAÇÃO
Dia 21 de novembro (Sexta-feira)
6:00h às 7:00h – Vivências – Trilha do Peixe-boi. Saída: Base do Projeto Peixe-boi; 7:30 as 8:30 – Café da manhã. Local: Base do Projeto Peixe-boi; 9:00h às 12:00h (Oficinas) Estatística Pesqueira – Ana Rosa Araújo (UFS). Local: Auditório Base do Peixe-boi; Monitoramento Participativo da Pesca – Francilene Pinheiro – Instituto Socioambiental – ISA. Local: Auditório da Base do Peixe-boi; Gestão de Projetos Solidários – Sidney Lianza e Rosilene Augusta (PAPESCA/SOLTECH/UFRJ). Local: Unidade Escolar Manoel Ricardo; Trançando Palhas de Carnaúba – Serrate (Trançados da Ilha). Local: Unidade Escolar Manoel Ricardo; Bijuteria com Escama de camurupim – Eurico (Majorlândia – Beberibe/CE). Local: Unidade Escolar Manoel Ricardo; Construção de Marambaia – José Milton – RESEX Prainha do Canto Verde. Local: Garagem na Base do Projeto Peixe-boi; 10h – Lanche (nos respectivos locais de atividade); 12:30h às 13:30h – Almoço. Local: Ginásio Poliesportivo do Cajueiro; 14:00h às 17:00h – Diálogo de Saberes. Local: Ginásio Poliesportivo do Cajueiro; Tema: Organização Social e Acordo de Pesca Marcelo Apel (moderador) – Coordenador Socioambiental do Projeto Pesca Solidária; João Pinto dos Santos – Conselho de Pesca do Tapará – Santarém, PA; Ezequias Pereira dos Santos – Associação de Pescadores e Marisqueiras do Estuário Timonha e Ubatuba (APEMTU); Maria Luiza Sousa Santos – Presidente da Associação dos Catadores de Marisco de Ilha Grande (ACMIG); Everalda Maria Quinteiro de Araújo – Presidente da Associação de Pescadores de Manjuba do Rio Igaraçú; José Edinaldo Rocha da Silva – Colônia de Pescadores Z-20 – Santarém, PA; 19:00h – Jantar. Local: Ginásio Poliesportivo de Cajueiro da Praia;
Dia 22 de novembro (sábado)
6:00 as 7:30h – Vivências – Campanha de Limpeza de Praia. Local: Praia de Cajueiro da Praia; 7:30h às 8:30h – Café da manhã. Local: Base do Projeto Peixe-boi; 9:00h às 12:00h (Oficinas) Estatística Pesqueira – Ana Rosa Araújo (UFS). Local: Auditório Base do Peixe-boi; Monitoramento Participativo da Pesca – Francilene Pinheiro – Instituto Socioambiental – ISA. Local: Auditório da Base do Peixe-boi; Gestão de Projetos Solidários – Sidney Lianza e Rosilene Augusta (PAPESCA/SOLTECH/UFRJ). Local: Unidade Escolar Manoel Ricardo; Trançando Palhas de Carnaúba – Serrate (Trançados da Ilha). Local: Unidade Escolar Manoel Ricardo; Bijuteria com Escama de camurupim – Eurico (Majorlândia – Beberibe, CE). Local: Unidade Escolar Manoel Ricardo; Construção de Marambaia – José Milton – RESEX Prainha do Canto Verde. Local: Garagem na Base do Projeto Peixe-boi; 10h Lanche (nos respectivos locais de atividade); 12:30h às 13:30h Almoço. Local: Ginásio Poliesportivo do Cajueiro; 14:00h às 17:00h Diálogo de Saberes. Local: Ginásio Poliesportivo do Cajueiro. Tema: Territórios Pesqueiros, Osmar Braga e Samuel Melo – UFPI (moderador); Martilene Rodrigues – Movimento dos Pescadores e Pescadoras do Brasil – MPP; Roberto Carlos – Resex Prainha do Canto Verde; Julanês Cunha (Júlio) – Pescador Artesanal Praia da Pedra do Sal; Jonas Ferreira – Presidente da Colônia de Bitupitá Z-23; Francisco – Chaval, CE; Alexandre Anderson – AHOMAR; 15:30h – Lanche. Local: Ginásio Poliesportivo de Cajueiro da Praia; 19:00h – Jantar de encerramento. Local: Ginásio Poliesportivo Cajueiro;
A partir das 10h – Espaços Paralelos: atividades para comunidade e participantes. Local: Ginásio Poliesportivo de Cajueiro da Praia. Projeto Biomade; Projeto TAMAR; Projeto De Olho na Água; Comissão Ilha Ativa (CIA).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...