sábado, 22 de novembro de 2014

Ilha das Canárias é paraíso natural preferido dos europeus no Nordeste

O Tô de Folga dessa sexta-feira (21) vai até a Ilha das Canárias, na divisa do Maranhão com o Piauí. O local é uma das mais bonitas e sossegadas da costa nordestina e faz parte de um arquipélago com 80 ilhas, onde turistas se deslumbram com as belas paisagens e animais da região: dunas, manguezais, igarapés, caranguejos, jacarés e inúmeras aves que fazem os ninhais à beira dos rios.
Uma incrível floresta de raízes suspensas que brota no mar, dunas que avançam no infinito, encantos de um paraíso natural que os europeus descobriram no Nordeste. A Ilha das Canárias é uma área de proteção ambiental, no extremo leste do Maranhão, na reserva extrativista marinha do Delta do Parnaíba.

Para chegar ao paraíso natural, o turista pode seguir de São Luís pelas BRs 135 e 222 até Tutóia, em uma viagem de 470 quilômetros. O restante do caminho é feito de barco pela Costa do Sol, uma rota que começa na baía de Tutóia e segue entre as ilhas do único delta em mar aberto das Américas.

Em uma embarcação com oito lugares, no passeio com duração de três horas, é possível explorar rios cercados de manguezais e observar as revoadas de aves marinhas. O passeio custa R$ 700.

Os barcos ancoram nos bancos de areia e os turistas podem aproveitar e fazer longas caminhadas ao ar livre ou tomar banho de mar em praias paradisíacas e primitivas, de águas calmas e mornas.

De cada dez turistas que vai para a Ilha das Canárias, nove são estrangeiros. Bruno é suíço e aproveitou as férias no Brasil para conhecer as belezas naturais da região. Ficou impressionado: “Eu acho tudo aqui muito bonito!”.

A turista norueguesa Vilde Haugsnes ficou sabendo que a lama do manguezal faz bem para a pele e decidiu experimentar: "Precisa ficar aqui esperando a argila secar para depois ter a função boa para a pele”.

Na Ilha das Canárias vivem cerca de 1,5 mil famílias, a maioria extrativistas que trazem do manguezal sabores de dar água na boca. A moqueca de frutos do mangue tem como ingredientes ostras frescas, vôngole e camarões. O prato serve duas pessoas, com arroz branco e caranguejos.

As pousadas oferecem diárias para casal com 10% de desconto na baixa estação. Há também apartamentos para quatro pessoas, por R$ 270.
O roteiro está entre os roteiros preferidos de franceses, italianos e espanhóis no Brasil. Eles até estiveram um pouco ausentes por causa da crise na Europa, mas já estão de volta. 
G1\PI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...