terça-feira, 4 de novembro de 2014

CIA participa do evento Juventude e Fazeres Socioambientais

Entre os dias 5 e 8 de novembro, a Universidade Federal do Piauí – UFPI (campus Ministro Reis Veloso), por meio do curso de pedagogia, Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude e a Comissão Ilha Ativa (CIA) realizaram o evento Juventude e Fazeres Socioambientais. O encontro possibilitou o intercâmbio entre jovens de Parnaíba (PI) com o Coletivo da Juventude de Fortaleza (CE).
capa
O evento teve como objetivo promover a produção cultural de saberes, práticas e experiências entre jovens, pesquisadores, estudantes e ONGs, por meio do intercâmbio nas áreas das artes visuais, dança, teatro, novas mídias e pesquisas na área da juventude. Com uma programação realizada em diferentes espaços e diversificada foi oportunizado à juventude dialogar nas rodas de conversa.
Os momentos com a participação de mais de 100 jovens se deram nos espaços sobre: o teatro no Piauí e Ceará, Cinema  e Educação, o fazer teatral, produção audiovisual como linguagem e instrumento de geração de renda; o lugar e a participação feminina na produção da arte e da cultura, o projeto Roda Griô e a socialização dos estudos e pesquisas.
E ainda para vivenciar na prática o que foi conversado nas rodas, foram realizadas oficinas sobre: teatro na perspectiva afrodescendente, mídias alternativas; produção de documentário; leitura dramatizada e sua importância na montagem da peça juntamente com partitura corporal como preparação da construção do personagem.
Os pontos de destaque foram as partilhas de experiências realizadas nas comunidades Vazantinha e Pedra do Sal, no município de Parnaíba, possibilitado pela parceria entre a UFPI e a CIA, por meio do Projeto APA Viva.
A coordenadora do Projeto APA Viva, Francinalda Rocha diz emocionada que encontros como este precisam está acontecendo no município de Parnaíba para que a juventude possa conhecer os diferentes espaços que pode selecionar para atuar dentro da área cultural, além de permitir a partilha de experiências enriquecedora para os jovens locais com aqueles que vieram de Fortaleza- CE.
A Comissão Ilha Ativa (CIA) agradece a oportunidade da UFPI em poder realizar juntos um evento na área cultural e com a juventude e parabeniza a universidade pelos excelentes resultados alcançados.
DSC00151
DSC00128
DSC00111
DSC00099
DSC00081
DSC_0101
DSC_0093
DSC_0022
DSC_0005

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...