quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO CONTENÇÃO DE DUNAS FOI CONCLUÍDA

A PRIMEIRA ETAPA FOI REALIZADA NA ZONA URBANA DE ILHA GRANDE, COM 131 HECTARES.

Dunas de Ilha Grande do Piauí (Foto: Voz de Ilha Grande)Dunas de Ilha Grande do Piauí (Foto: Voz de Ilha Grande)ESCRITO POR RONALDO
O Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), está realizando projeto de contenção de dunas no município de Ilha Grande. A primeira etapa que corresponde à área urbana já foi concluída. Mesmo com alguns problemas em função dos processos da dinâmica costeira, o governo está trabalhando com o objetivo de barrar o avanço da areia sobre a cidade, bem como à principal via de acesso ao Delta do Parnaíba, o Porto de Tatus.
Segundo a coordenadora regional da Semar em Parnaíba e analista Ambiental, Roseane Galeno, o Governo do Estado tem um grande desafio na contenção de dunas, mas está empenhado em resolver o problema. "Os processos mais comuns são a erosão costeira e o transporte eólico de sedimentos com formação de dunas. Alguns são mais acentuados e ameaçam as paisagens, os recursos hídricos, o patrimônio público e privado, mesmo assim os resultados estão sendo extremamente positivos", ressalta.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Mário Ângelo, toda mão de obra empregada no plantio para é oriunda das comunidades locais e o projeto está sendo realizado pela Semar, Consplan e município. "Para conter o avanço das dunas na cidade de Ilha Grande, está sendo empregada a técnica de reintrodução de espécies nativas da flora de restinga, plantio do capim-açú, que associada ao conhecimento tradicional da comunidade e o esclarecimento da população, tem gerado bons resultados", disse.
Foto: Voz de Ilha Grande
Foto: Voz de Ilha Grande
O secretário Mário Ângelo explicou ainda as etapas do trabalho de contenção das dunas."O projeto de Ilha Grande foi dividido em quatro grandes áreas, sendo três na área urbana e uma na rural, esta última já foi concluída e corresponde a 131 hectares que atende emergencialmente o ponto de assoreamento do canal do Rio Tatus, principal o acesso ao Delta do Parnaíba e contabiliza um total de 1.162,68 entre massas de areia e vegetação. Para concluir as outras etapas estamos em negociação com a Codevasf", disse.
De acordo com a coordenadora regional da Semar em Parnaíba, Roseane Galeno, esse ponto estratégico foi selecionado em função da situação em que se encontra o principal acesso ao Delta e suas ilhas, e da rubrica orçamentária disponível no Macro Projeto de Revitalização da Bacia do Rio Parnaíba, ao qual tem como objetivo principal a conservação dos recursos hídricos.

INVESTIMENTO

Estão sendo investido um total de R$2.149.207,96, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), através de um convênio entre a Semar e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
Com informações do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...