terça-feira, 17 de março de 2015

Pesca Solidária realiza encontro Pesca História em Bitupitá

No último dia 7, o Projeto Pesca Solidária, patrocinado pelo Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, realizou a atividade Pesca História em Bitupitá, no Ceará, na colônia de pescadores de Z-23. O encontro consistiu em coletar as histórias de pescaria, de vida, do mar, para reviver as memórias dos moradores do Estuário dos rios Timonha e Ubatuba, em uma roda de conversa. As histórias farão parte de uma cartilha.
O encontro aconteceu ao som de cantigas de roda cantadas, acompanhadas pelas palmas dos participantes que completavam a melodia. Com entusiasmos várias histórias foram contadas pelos participantes que viajaram em seu tempo antigo, cada um com sua forma de contar história. Cerca de 20 histórias como contadas: do curral da arraia, do tubarão, do pontal das cunhãs, do camarão, camurupim, da cavala, dentre muitas.
Para Paulo Sérgio, pescador há 30 anos, “Essa atividade é bem vinda, pois ela nos faz relembrar histórias do passado que marcaram nossas vidas e nos faz também contar como é a vida de pescador, os momentos que ficam na memória de cada um. Estamos felizes em participar desse encontro”.
Rosangela Santos, técnica e educadora socioambiental, disse: “Essa atividade proporciona reviver momentos vivenciados pelos pescadores, conhecer a história de cada um nos deixa muito feliz, pois possibilita ir ao encontro do passado de uma forma diferente”.
Os pescadores avaliaram o encontro com satisfação por ouvir as histórias dos parceiros de pescaria. Essa mesma atividade será realizada nos municípios em que o projeto atua firmando a valoração dos conhecimentos tradicionais desse povo.
A equipe do Pesca Solidária agradece a acolhida dos pescadores, participação e apoio durante toda a atividade. Desejamos contar com a participação de todos em um novo encontro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...