quinta-feira, 12 de março de 2015

Pesca Solidária realizou o II Encontro Pesca e Pesquisa

O Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras através do programa Socioambiental, realizou nos dias 06 e 07 de março o II Encontro Pesca e Pesquisa, nos municípios de Chaval-CE e Cajueiro da Praia-PI. A ação teve por objetivo apresentar aos pescadores as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo projeto na região.
Em Chaval (06), a reunião aconteceu no porto do Mosquito, local de acompanhamento do desembarque pesqueiro. Já em Cajueiro, o encontro ocorreu no porto do Cajueiro de Baixo no dia 07. No total, 70 pescadores estiveram presentes. Em Chaval houve a apresentação do documentário “Um oceano de plástico”, com discussão entre técnicos e pescadores e com reflexão sobre o descarte correto do lixo produzido.
A bióloga Francinalda apresentou o projeto e suas ações: “A ideia desse trabalho é buscar alternativas para melhorar a pesca da região. Para isso é necessário a parceria entre a pesquisa e os pescadores da região”. Em seguida, foi apresentado um vídeo, com imagens da atividade pesqueira realizada nos dois municípios.
A apresentação de algumas das pesquisas realizadas pelo Pesca permitiu os pescadores sanar suas dúvidas sobre as ações realizadas. A primeira pesquisa foi apresentada pelo professor da Universidade Federal do Piauí-UFPI, Cesar Fernandes, em Chaval. Com uma linguagem simples, repassou informações sobre o estudo de reprodução de algumas espécies do estuário dos rios Timonha e Ubatuba, localizado na divisa dos dois Estados.
Em Cajueiro foram apresentadas dois estudos. A bióloga Liliana Souza apresentou o estudo do peixe-boi marinho: “A pesquisa acontece por meio de saídas mensais com duração de cinco dias. Utilizamos um equipamento, sonar, para localizar os animais e realizar a contagem destes na natureza. Além disso, coletamos material para análises, como, solo e água para avaliar a qualidade do ambiente que estes mamíferos estão vivendo”.
A bióloga Kesley Paiva, apresentou a importância da coleta de dados de desembarque pesqueiro: “Hoje monitoramos três pontos de desembarque, um em Chaval (Porto do Mosquito) e dois em Cajueiro (Cajueiro de Baixo e Itam) e contamos com a participação de estudantes, pescadores e moradores da região para a coleta dos dados. O acompanhamento do desembarque permite conhecer a pesca realizada nos municípios, não só a diversidade, mas também pode orientar na gestão dos recursos”.
Ao final do encontro, a equipe técnica realizou sorteios de kits de pesca e degustação de peixes e carnes assados à beira do rio. “Os encontros são momentos ricos de aprendizagem. É uma troca de conhecimentos. Além disso, fortalece a parceria junto à comunidade, pescadores. É um momento de crescimento de todos nós”, disse Kesley.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...