terça-feira, 10 de março de 2015

Prefeito se opõe a ampliação de usinas eólicas na Pedra do Sal


O prefeito Florentino Neto se posicionou veementemente contra a instalação do quinto parque eólico na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba. Em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta terça-feira (10), o gestor reforça que não é contra o desenvolvimento da região, mas que os moradores da área estão impossibilitados de trabalhar e acumulam prejuízos. 

"Recentemente encomendei uma pesquisa que demonstrou insatisfação dos moradores que antes trabalhavam com atividade econômicas como a criação de gado, colhendo castanhas e caju , com a palha de carnaúba, o murici e agora todos estão impedidos por conta da expansão das usinas eólicas. Estas empresas que se instalaram no litoral também assumiram um compromisso e têm que haver uma compensação. Queremos o restabelecimento das condições de vida das pessoas que sobreviviam a partir dos recursos naturais", disse Florentino Neto.

Além do prejuízo causado aos próprios moradores, Florentino Neto acrescenta que a expansão da usina eólica implica em prejuízos também aos turistas. "Tudo tem limite, toda atividade econômica tem limite. Parnaíba hoje é autossuficiente e exportamos energia. Queremos que o desenvolvimento venha e só é satisfatório se for sustentável, se respeitar as pessoas", reitera.

O prefeito ainda destacou que irá solicitar um estudo técnico ambiental para analisar a viabilidade de construção de resorts na região que, segundo ele, avançam rapidamente e assustam moradores que temem mais prejuízos. Em entrevista, Florentino Neto demonstrou também ser contrário a possível transferência da Academia de Polícia Militar do Piauí de Parnaíba para a capital do Estado e adianta que o Governo já manifestou a possibilidade de diálogo para a manutenção da estrutura no litoral. 

Da redação do Jornal da Parnaíba
Por Graciane Sousa/Cidade Verde

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...