terça-feira, 26 de maio de 2015

Comunidades de Parnaíba apresentam Museu Vivo integrado à Sustentabilidade

Na semana de 18 a 23 a Comissão Ilha Ativa esteve junto a Superintendência de Cultura de Parnaíba e com vários parceiros: Projetos de extensão Cine Educação e Roda Griô da Universidade Federal do Piauí-UFPI, Associação de Moradores e Pescadores da Pedra do Sal, Instituto Superior de Educação Programus  – ISEPRUS , Associação de Marisqueiras de Ilha Grande, Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba, Cine Foto Clube, Projetos da CIA Faunamar, APA Viva, Biodiversidade da Ilha, Senhor das Pedras, executando uma diversidade de ações no município de Parnaíba – PI com a participação direta de cerca de 1000 pessoas.
DSC_0004
A exposição itinerante com fotografias da arte de pescar e trabalho com o couro pelo Cine Foto Clube de Parnaíba e a apresentação do museu do mar com espécies de peixes, tartaruga marinha do projeto FaunaMar foram o marco inicial nas escolas públicas do município de Parnaíba, com a participação de 467 discentes e docentes.
DSC_0056
Na visita ao museu material e imaterial da Pedra do Sal, no litoral do Piauí foi visitado por 110 comunitários das Escolas João Severo e João Silva, como a parceria ISEPRO, nesse espaço tinha exposição sobre a arte da pesca, lixo nacional e internacional encontrado na Pedra do Sal, exposição fotográfica, artesanato da região, livros que fala sobre o lugar ilustrando o extrativismo. Para fechar a visita era recontado histórias da cartilha Cassimiro e a histórias de Pedra do Sal em que as crianças participavam ativamente de toda a visita.
DSC_0167
A roda griô de resgate de memória se deu no memorial da Estação Floriópoles que concentrou alunos das escolas do município de Parnaíba: Mário Reis e Maria do Amparo e também estudantes da UFPI, curso de pedagogia. Nesse evento foi realizado o relançamento da cartilha da Pedra do Sal com contação de história, teatro de fantoche, dramatização, dança e música, coordenado pelo prof.: Osmar Braga.
DSC_0035
O partilhar de experiência se deu na comunidade quilombola os Morenos, no Catanduvas, no município de Parnaíba. Nesse encontro a Associação de Marisqueiras de Ilha Grande trouxe marisco e as histórias que vivenciam em suas práticas cotidianas de lidar com o marisco e ainda aconteceu a ciranda da memória.
DSC_0184
A Feira da Agricultura Familiar ocorreu na Praça Santo Antonio foi o grande marco de todas as ações, pois com a venda de produtos sem agrotóxico reuniu a juventude local para vivenciar o que acontece nas comunidades com a exposição de frutas, legumes, hortaliças, artesanato. E também com danças da região dessas comunidades, exposição fotográfica e do mar.
DSC_0247
A CIA agradece todos os parceiros por participarem da divulgação do museu vivo que existe nas comunidades e a Superintendência de Cultura de Parnaíba pela valorização da cultura do povo pela sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...