quarta-feira, 20 de maio de 2015

Governo e Unicef firmam parceria para melhorar alfabetização no PI

A Fundação das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Piauí, lançou, nesta terça-feira (19), o programa Palavra de Criança 2015.  Na solenidade, 79 prefeitos receberam o certificado de alfabetização de crianças na idade certa e assinaram um contrato firmando o compromisso com os oito objetivos do programa para este ano.
Para o governador Wellington Dias, a alfabetização na idade correta é fundamental para a qualidade da Educação no Estado. "Um de nossos objetivos é a qualidade da educação no Estado e o pilar disso são nossas crianças aprendendo a ler e escrever na idade certa", disse.
O programa foi implantando pela primeira vez no Piauí em 2008, com um índice de menos de 50% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental sabendo ler, escrever e compreender um texto simples. Segundo dados de 2013, 69,1% dos alunos até o 3º ano do ensino fundamental estão alfabetizados na idade correta.
"Com a reativação do programa Palavra de Criança estamos também fazendo um trabalho preventivo, para que essas crianças cheguem ao ensino médio em plenas condições de assimilarem o conhecimento. O programa está dando certo, e nosso interesse é melhorar o ensino no Piauí", afirma a Secretária de Estado da Educação e Cultura, Rejane Dias.
O programa Palavra de Criança foi elaborado por profissionais da educação do Piauí e é referência para o programa nacional. "O Governo Federal está fazendo um grande esforço de alfabetizar as crianças com o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), inspirado no Palavra de Criança, genuinamente piauiense", afirma o diretor da UNICEF no Ceará, Rui Aguiar.
A meta do Palavra de Criança 2015 é o de assegurar uma alfabetização integral para os alunos. "Nosso principal desafio é garantir a educação integral, sobretudo a ligação da educação infantil e o ensino fundamental. Estamos pensando na educação completa da criança de zero a dez anos", afirma Rui Aguiar.
Os oito objetivos do programa para este ano são: acesso de cada crianças à Educação Infantil aos quatro anos de idade; todas as crianças frequentando Centros de Educação Infantil e escolas por 200 dias e 800 horas anuais; todas as secretarias Municipais de Educação atendendo a condições básicas para acompanhamento pedagógico das ações da Educação Infantil e dos três anos iniciais do Ensino Fundamental; todo Centro de Educação Infantil e escolas promovendo ações de integração das famílias aos processos de aprendizagem de suas crianças; todas as crianças matriculadas no 2° ano do ensino fundamental sendo avaliadas quanto ao nível de alfabetização; todos os professores (a) da Educação Infantil e dos três anos iniciais do ensino fundamental capacitados para fazer o acompanhamento individualizado da aprendizagem de cada criança de sua turma; pelo menos, 70% das crianças em condições de ler, escrever e compreender um texto adequado a sua idade ao final do segundo ano do ensino fundamental.
 cidadeverde

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...