terça-feira, 26 de maio de 2015

Ilha Grande recebe o programa de controle ambiental de dunas


O Programa de Controle Ambiental de Dunas de Ilha Grande já está surtindo efeitos positivos. É o que garante a equipe técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que fez visita técnica ao projeto realizado pela empresa Consplan. O trabalho é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Semar, executado com Recursos do PAC 2 por meio da Codevasf e consiste no controle do avanço das massas de areia que ameaçam soterrar o patrimônio público e privado em Ilha Grande.
Durante a visita, foram constatados os serviços realizados na primeira etapa executada e como as plantas introduzidas no local estão se comportando nesse momento de transição do período chuvoso para o período seco. Na ocasião, participaram também representantes das Associações de Moradores do Bairro Tatus e Associação das Marisqueiras, além de arqueólogos que estão desenvolvendo pesquisas na área de influência do projeto.
O superintendente de Recursos Hídricos, Romildo Mafra, disse que ficou impressionado com a qualidade e eficácia da metodologia empregada em Ilha Grande. “É importante que as comunidades fiquem conscientes de como é feito e como deve ser preservado este trabalho, para que possamos alcançar êxito”, ressalta.
A arquiteta e gerente de Projetos, Lia Freitas, ressaltou que a continuidade do trabalho em Ilha Grande é uma prioridade da atual gestão. “Não mediremos esforços para alcançar mais recursos para execução das próximas etapas", enfatiza Lia Freitas. 
A visita técnica foi acompanhada pela bióloga e gerente da unidade regional da Semar, Roseane Galeno, que acompanha o desenvolvimento da metodologia desde sua primeira concepção. Segundo ela, o aprimoramento da técnica em Ilha Grande e a participação da comunidade foram decisivos para o sucesso do trabalho. “Acredito que o conhecimento tradicional associado e a participação de pessoas da comunidade desde a produção das mudas até no plantio foi o diferencial para atingirmos esse resultado”, finaliza.
Ccom
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...