terça-feira, 5 de maio de 2015

Marambaias são instaladas na praia Pedra do Sal, Parnaíba-PI

No último mês, pescadores da praia Pedra do Sal, em Parnaíba-PI, realizaram oficinas de construção de marambaias – atratores artificiais de peixes, para constitui-se com um pesqueiro artificial na região.
IMG-20150502-WA0002
A iniciativa foi promovida após a participação dos pescadores no evento Diálogos da Pesca, realizado pelo Projeto Pesca Solidária, patrocinado pelo Programa Petrobras Sociambiental, gerido pela Comissão Ilha Ativa-CIA. Técnicos dos projetos Senhor das Pedras e Sociobiodiversidade da Ilha, também executados pela CIA, auxiliaram no planejamento e execução do trabalho, que tem como proposta melhorar a produção pesqueira da região.
“Após a capacitação de um grupo de pescadores no evento, estes formaram um grupo com outros membros da comunidade, se organizaram e construíram as marambaias. A partir dos resultados, faremos reuniões de avaliação e propor melhorias, se necessário.
Na tarde do último sábado, 02, os pescadores saíram ao mar, com seus atratores para a instalação das peças em pontos estratégicos. Estes serão acompanhados pelos mergulhadores dos projetos, que identificarão através de censo visual e fotografias, as espécies que ali frequentarem.
Segundo o pescador Cícero, o projeto dos atratores chegou em boa hora na comunidade. “Estamos muito confiantes, animados com a instalação das marambaias e envolvimento dos pescadores que utilizam a linha de mão como arte de pesca. Era uma atividade dessa que nós precisávamos”.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
IMG-20150503-WA0004
IMG-20150502-WA0004_1
IMG-20150502-WA0004

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...