quarta-feira, 15 de julho de 2015

Pesca Solidária realiza monitoramento do peixe-boi marinho em Cajueiro da Praia/PI

Na segunda semana do mês de julho, aconteceu o monitoramento embarcado do peixe-boi marinho em Cajueiro da Praia; essa ação é realizada Projeto Pesca Solidária, gerido pela Comissão Ilha Ativa (CIA) com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. O monitoramento tem como objetivos estimar o número de indivíduos ocorrentes na região, determinar a presença de adultos e filhotes, o agrupamento de indivíduos, bem como a presença de atividades humanas como embarcações e urbanização.
1 (640x435)
Arquivo Cia
Ao longo da semana de monitoramento, a equipe cobriu 03 trechos já pré-selecionados e mensalmente cobertos no Cajueiro da Praia/PI: Trecho 01 rio Ubatuba, Trecho 02 na Barra e Trecho 03 no Carpina. Nos dias 06, 08 e 10/06 foram avistados dois peixes-boi no trecho do Carpina, local que nesse período passa a ser bem mais frequentado pelos animais, acredita-se que essa frequência na avistagem se deva ao fato do baixo teor de salinidade e por ser uma área mais tranquila.
4 (640x435)
Arquivo Cia
 O peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) é o único mamífero aquático herbívoro, onde sua dieta constitui-se principalmente de capim agulha, mangue e algas. Atualmente é classificado como em perigo de extinção na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente.
2 (640x435)
Jessica Libanio (Rádio Universitária) e Liliana Oliveira (Vice-Presidente da Cia)
No dia 11/06, uma equipe da Rádio FM Universitária 96, 7, da Universidade Federal do Piauí, veio até a Base do Projeto Peixe-Boi, em Cajueiro da Praia, para entrevistar os técnicos do Projeto Pesca Solidária e saber mais sobre as ações do projeto na região do Estuário do Timonha e Ubatuba (PI/CE) e sobre o monitoramento do peixe-boi. Agradecemos aos alunos de Jornalismo Jessica Libanio e Roberto Araújo.
3 (640x435)
Pesca Solidária realiza monitoramento do peixe-boi marinho em Cajueiro da Praia/PI | Comissão Ilha Ativa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...