sábado, 29 de agosto de 2015

CIA compartilha material didático sobre sociobiodiversidade

A Comissão Ilha Ativa (CIA) elaborou, por meio do Projeto APA Viva, apoiado pela Fundação SOS Mata Atlântica, dois materiais didáticos: a cartilha A Sereia Mariá e as Histórias da Comunidade da APA Delta do Parnaíba, e o Bingo da Biodiversidade.
2 (640x436)
 Esses materiais serão empregados como ferramenta pedagógica nas escolas parceiras e nas Secretarias de Educação dos municípios de Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí, e Araioses (comunidade de Canárias) no estado do Maranhão. Além disso, também serão utilizados em grupos de ensino não formal, como o Clube da Leitura e a Ciranda da Cidadania, outras iniciativas educativas da CIA.
4 (640x436)
1 (640x436)
 Nesse mês de agosto, serão distribuídas cerca de 500 cartilhas e 300 bingos nas escolas. Existe ainda a proposta de fazer registro das experiências acerca da utilização desses materiais com os alunos, nos diversos ambientes, para futuros materiais que a instituição possa vir a elaborar.
5 (640x436)
6 (640x436)
 Nesse semestre também serão acompanhadas as experiências com a Mala da Leitura. A atividade utiliza uma mala com diversos livros sobre a biodiversidade que há na APA Delta do Parnaíba, que é entregue a um estudante por um tempo determinado. Além dos livros há um caderno de bordo coletivo para que aluno possa descrever a experiência de viver a viagem em família.
3 (640x436)
 A mala da leitura é uma proposta da CIA, adaptada do projeto Mala da Leitura, coordenado pela professora Maria Solange Brandão, desenvolvido na Escola Municipal Sítio do Berardo, em Recife (BRANDÃO e ROSA, 2011). A proposta da mala da leitura é um convite para uma viagem junto com a família e compartilhada na escola, pelos espaços naturais da APA, com o objetivo de oportunizar o conhecimento da diversidade biológica que há dentro dessa Unidade de Conservação e ao mesmo tempo contribuir com o processo de letramento.
7 (640x436)
 Agradecemos todas as instituições que nos ajudam a multiplicar o conhecimento sobre a biodiversidade, que possa contribuir para o cuidado com o ambiente da nossa região.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...