quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Com foco na conservação do Camurupim na região do Delta do Parnaíba

Camurupim aO Instituto Tartarugas do Delta através do projeto Biomade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental tem investido no estudo de dinâmica de populações e estratégias de conservação do peixe Camurupim capturado na região da APA Delta do Parnaíba em parcerias com universidades da região (UFPI e UESPI). Recentemente a espécie foi inserida na lista dos animais ameaçados de extinção.
Camurupim b
Camurupim (Megalops Atlanticus)
O Camurupim  (Megalops Atlanticus) é uma das espécies de interesse comercial/econômico na região da APA Delta do Parnaíba. A espécie é capturada principalmente com linha/anzol utilizando embarcações de pequeno porte com propulsão a remo, vela o motor, caracterizada como pesca extrativista.
O camurupim é um peixe com uma coloração entre o azul profundo a preta na parte dorsal e prata brilhante na parte ventral. Apresenta corpo alongado. Alto e comprido lateralmente. São encontrados em estuários, baías, lagoas, rios e áreas de mangues. Normalmente adultos desta espécie são vistos solitários nas águas costeiras nadando próximo da superfície. Na época do acasalamento, migram e formam grandes cardumes em alto-mar. No Brasil, são mais comuns no Norte e Nordeste.
Camurupim
Por Carol Porto DRT 1178/PI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...