quarta-feira, 4 de maio de 2016

FaunaMar realiza ações em prol das tartarugas marinhas no oeste do CE

No último fim de semana, o projeto FaunaMar, realizado pela ONG Comissão Ilha Ativa-CIA e apoio da Fundação Boticário de Proteção à Natureza, realizou atividades no oeste do Ceará em prol das tartarugas marinhas.
5
A primeira ação aconteceu em todo o litoral oeste, por meio do monitoramento de praia, envolvendo desde a praia de Bitupitá (Barroquinha), até Guriú, localizada em Camocim-CE. No total, foram registrados oito encalhes mortos, todos da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga-verde. Os animais eram juvenis e uma fêmea, medindo 113 cm de carapaça.
Os monitoramentos de praia permitem também levantar dados reprodutivos. Assim, desde janeiro vêm-se registrando ninhos que são monitorados pela equipe desde a fase embrionária até o nascimento dos filhotes. Um nascimento aconteceu na última sexta-feira, 29, com a soltura de 66 filhotes de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), sendo acompanhados por moradores e turistas na praia das Caraúbas, Camocim-CE.
1
3
2
Ainda na sexta-feira, a equipe realizou uma palestra apresentando as ações e resultados prévios à discentes do Instituto Federal do Ceará-IFCE, grupo A Vida que Eu Recomendo, Fauna Viva, Colégio Estadual, Instituto São José e Associação de Bugueiros de Camocim-ABUCAM.
4
A Comissão Ilha Ativa-CIA, por meio do Projeto FaunaMar, agradece aos parceiros: Associação de Bugueiros de Camocim-ABUCAM, A Vida que Eu Recomendo e Hotel Villa Dell Mar; aos pescadores e demais colaboradores da região.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...