terça-feira, 17 de maio de 2016

Tartaruga-verde é registrada no curral de pesca em Bitupitá, Ceará

Na última semana, o projeto FaunaMar acompanhou mais um dia de curral de pesca em Bitupitá, Ceará, onde registrou a presença de uma jovem tartaruga-verde (C. mydas), conhecida também como araunã.
tart (640x436)
 O projeto, executado pela Comissão Ilha Ativa-CIA e apoiado pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza, realiza o monitoramento das artes de pesca verificando a ocorrência das tartarugas capturadas incidentalmente, no oeste do Ceará e estuário dos rios Timonha e Ubatuba, localizado na divisa do Piauí e Ceará.
Segundo o técnico Waldemar Neto, esta atividade acontece por meio de desembarque pesqueiro e/ou durante a despesca e conta com a parceria dos pescadores e proprietários dos currais. “Os animais localizados, são identificados quanto a espécie, pesados e tem suas medidas de comprimento e largura da carapaça; e observados externamente, verificando a presença de tumores e cortes. Em seguida, são liberados ao mar.
De acordo com a bióloga Kesley Paiva, algumas tartarugas marinhas podem estar marcadas com um metal (anilhas) nas nadadeiras. Por meio desta marcação é possível obter informações importantes, como rota migratória, crescimento e outros. Segundo os pesquisadores, nos currais monitorados, já foram registradas tartarugas com anilhas não só do Brasil, mas também de outros países, o que mostra a importância da área e a continuidade do monitoramento.
comt (640x436)
“A tartaruga-verde encontrada na atividade de hoje foi marcada no Brasil e já estamos em contato com o projeto Tamar-CE para a troca de informações sobre este animal”, disse Kesley.
O projeto FaunaMar agradece aos pescadores e proprietários dos currais de pesca e colaboradores.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...