segunda-feira, 6 de junho de 2016

A CIA esteve presente na 1º Reunião de ordenamento de visitação turística na Resex Delta do Parnaíba (PI/MA)

Na manhã do dia 01 de junho/2016 aconteceu na Colônia dos pescadores Z-7, no município de Ilha Grande/PI, a Primeira Reunião que discutiu com os barqueiros, pilotos de lanchas, condutores de visitantes, ICMBio, Prefeitura de Ilha Grande, Universidade, o ordenamento da atividade de visitação turística na Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba.
IMG_3675 - Cópia
Dentro das discussões e apresentações, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, órgão responsável pela gestão das Unidades de Conservação no Brasil, apresentou a Resex Delta do Parnaíba, mostrando que existe normas gerais e especificas, bem como é preciso ter orientações de como deve acontecer atividades de visitação e turística, evitando redução danos aos bens naturais e sobre as comunidades tradicionais que vivem nesse território da Resex.
O turismo quando segue algumas diretrizes previstas em lei para acontecer nas Unidades de Conservação, este tem um papel de fortalecer a renda das comunidades das unidades de conservação, como também ajudar na conservação do Meio ambiente. Assim a importância de fazer o ordenamento de visitação turística, tanto do ponto de vista ambiental, bem como do ponto de vista inclusão social, objetivando uma melhor distribuição de renda advinda dessa atividade para os moradores e extrativistas de dentro da Resex e de seu entorno.
O objetivo é fazer um ordenamento, partindo dessa primeira reunião, e como pontuado, tem que ser participativo, ouvindo todos os interessados, envolvidos e preocupados de como vez sendo hoje realizada a atividade de visitação na área do Delta, principalmente da Resex do Delta. Assim é muito importante a participação de todos, principalmente dos empresários e donos de agencias, que praticamente não se fizeram presente nessa primeira reunião, que estejam presente nas próximas discussões e encaminhamentos.
IMG_3679 - CópiaIMG_3677IMG_3674IMG_3671 - Cópia
A CIA esteve presente na 1º Reunião de ordenamento de visitação turística na Resex Delta do Parnaíba (PI/MA) | Comissão Ilha Ativa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...