Desembargador Joaquim Santana Foto: Amapi
Joaquim Santana disse que a justiça do Piauí tem um esquema de trabalho ligado em todas as questões. “Está tudo encaminhado como tínhamos planejado”, declarou Joaquim Santana.
O desembargador disse que quanto a violência nas eleições, compõe um quadro comum na sociedade, já que no Piauí tem de 7 a 8 homicídios por semana, e, somadas as circunstancias eleitorais, geram outras violências. A questão da violência vai ser administrada pelo Ministério Público, tendo as ocorrências encaminhadas para o Ministério Público.”

“Prevejo um quadro real do que está acontecendo em todo o Piauí porque a violência vem sendo verificada no Estado, mas nós temos um policiamento que já foi liberado para atuar no Interior e em Teresina, além de termos a presença das Forças Federais. Por isso vamos ter uma normalidade possível”, falou Joaquim Santana.
Ele informou que o aplicativo pardal do TRE recebeu mais de 900 denúncias de irregularidades, como compra de votos e propaganda eleitoral irregular, todas elas vão ser investigadas, como aconteceu no município de Inhuma com a compra de votos com sacos de cimento.
“Todas as denúncias que tem algum fundamento vão ser apuradas para que sejam combatidas. O resultado dessas denúncias vamos divulgar depois das eleições”, falou o presidente do TRE.
Segundo ele, o levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sobre as doações aos candidatos por pessoas já mortas ou beneficiários do programa Bolsa Família identificados no Piauí, serão apurados e aplicados as punições após as eleições. Ele lembra que no Brasil foi apurado um caso de uma senhora que doou R$ 19 milhões.
O Tribunal Regional Eleitoral está julgando o registro dos candidatos, que foram indeferidos pela Justiça Eleitoral no Interior e que geravam recursos, das 09h às 15h, todos os dias. Joaquim acredita que vai ficar faltando uma média de 30 candidatos para depois das eleições.
Joaquim disse que ainda faltam ser analisados 70 registros de candidatos. Sendo que mais de 40 serão julgados nesta sexta-feira.
O desembargador disse que os candidatos indeferidos podem concorrer e seus votos só serão levados em conta se seus recursos de indeferimento forem julgados positivamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima semana.
O TRE julgou 500 processos eleitorais de registros de candidaturas.
Efrém Ribeiro | Meio Norte